ESPECIAL
#ELEIÇÕES2022
Confira o que estamos produzindo para combater a desinformação no processo eleitoral brasileiro
Notícias
Ataques a jornalistas nas redes são políticos, misóginos e organizados
Os ataques digitais a jornalistas cresceram 222% no Brasil entre 2019 e 2020, segundo o relatório Voces del Sur. Pesquisas têm mostrado que essas tentativas de descredibilizar a imprensa têm três características básicas: estão associadas a posicionamentos políticos,...
Campanha pelo marco temporal envolve informações suspeitas
A campanha pela aprovação da tese do marco temporal, em votação no Supremo Tribunal Federal (STF), envolve informações suspeitas, com autoria desconhecida, e se utiliza de distorções históricas em relação aos povos indígenas. A tese considera que os indígenas só...
Conheça o Prato do Dia, a refeição dos cuidados digitais
Enxergar a educação digital como se vê a educação alimentar. Revisar configurações de segurança com a consciência de quem lava as mãos antes de comer. Conferir e trocar as senhas de vez em quando como quem vai no basicão do arroz com feijão. Escolher uma navegação...
*desinformante anuncia parcerias com Instituto Vladimir Herzog e Procomum
O *desinformante começa sua atuação ao lado de parceiros fundamentais para a construção deste lugar de conhecimento e debate plural sobre a desinformação. Os impactos da informação falsa ou enganosa nos diversos setores da sociedade são visíveis. Caberá a todos e a...
Por uma Internet (do) Comum
Queremos reimaginar a internet. Para nós, do Instituto Procomum, isso começa com dialogar com quem já imagina e realiza, corajosamente, outras políticas, pedagogias e práticas focadas em uma infraestrutura digital comum. Queremos salientar a infraestrutura digital...
Lutar pela verdade sobre a memória de Vlado e avançar na defesa dos direitos humanos
O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que assolou o Brasil entre 1964 e 1985. O IVH tem como missão trabalhar com toda a...
Quando o jornalismo apressado leva à desconfiança
No início de julho, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma reportagem de dados que chamava a atenção da população para a aplicação de vacinas vencidas. O texto indicava que cerca de 26 mil doses do imunizante da AstraZeneca estavam fora da validade quando foram...
Governo envia projeto com conteúdo idêntico ao de MP rejeitada
Depois de ter a Medida Provisória devolvida pelo Congresso Nacional e suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal enviou um projeto de lei para alterar o Marco Civil da Internet, com foco na alteração da moderação de conteúdo pelos provedores. O...
As plataformas devem ter algum tipo de responsabilidade sobre conteúdo desinformativo publicado pelos usuários?
“Apressa-te devagar” (festina lente) era o lema frequentemente repetido pelo imperador romano Augusto. A frase, que atravessou os séculos, foi adotada pelos Médici e virou marca de relógio. As suas várias interpretações geralmente convergem para a ideia de que toda...
Fake news como legitimação do racismo: o caso Marielle Franco
Atingida por quatro tiros na cabeça, a vereadora carioca Marielle Franco foi brutalmente assassinada em 14 de março de 2018 em uma emboscada ainda sem solução. Imediatamente após a sua morte física tentaram lhe tirar a memória e a honra com uma série de publicações...
Arquitetura e redesenho das plataformas
Como explicado na seção Qual é o cenário?, a atual arquitetura das plataformas digitais é responsável pelo aumento da circulação e da produção de desinformação. Isso porque a busca incessante e incondicional pela atenção do usuário, medida por tempo de uso e...
Checagem de fatos
A checagem dos fatos, ou em inglês fact-checking, é uma das medidas mais populares e conhecidas contra a desinformação. Os jornalistas que atuam nessa área buscam contextualizar e verificar informações declaradas por autoridades públicas ou que circulam nas mídias...
Monitoramento das redes e plataformas por pesquisadores e organizações da sociedade civil
Organizações da sociedade civil e grupos de pesquisa têm realizado esforços de monitoramento das redes de vários tipos, todos com impacto positivo no combate à desinformação: Conteúdo das redes sociais - grupos de pesquisa na USP, UFMG, UFRJ, UFBA, UFPel, entre...
Educação midiática
A capacidade dos usuários de detectar fake news e compreender estratégias de desinformação depende do seu conhecimento sobre os processos de comunicação. Há décadas, organismos internacionais como a Unesco vêm defendendo a importância de processos formais e informais...
Medidas anticoncentração e monopólios
Casos nos Estados Unidos e na União Europeia têm mostrado a capacidade de as plataformas digitais atuarem de forma pouco competitiva e de se configurarem como monopólios de fato em mercados de busca ou redes sociais. O modelo de negócios das plataformas privilegia a...
Acordos internacionais e outras iniciativas multissetoriais
Organismos internacionais como (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a(União Internacional de Telecomunicações (UIT)) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) têm buscado atuar sobre o tema da...
Investigações e processos judiciais
Investigações por órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público e processos judiciais que partem de vítimas de desinformação podem cumprir papel estratégico para a diminuição dos processos de desinformação. Em geral, essas investigações e processos estão...
Regulação e corregulação
Leis e normas podem ser usadas para buscar impedir a disseminação de desinformação. Embora vários países estejam discutindo os melhores caminhos e modelos, não há, até o momento, referências que estejam consolidadas e sejam amplamente aceitas. Há três tipos de ação...
Regras das plataformas e autorregulação
As plataformas de redes sociais, intercâmbio de vídeos e serviços de busca têm normas internas que estabelecem regras para publicações dos usuários nas redes. Essas regras contêm balizas tanto para evitar a publicação de conteúdos que possam ser considerados danosos...
A mídia tradicional é parte da solução, mas também do problema
As chamadas mídias tradicionais ou o jornalismo de referência são frequentemente apontados como uma bóia de salvação em um mar de informações falsas. E de fato, muitas vezes, o são. Essas organizações procuram seguir princípios jornalísticos que envolvem processos de...
Informações falsas abalam a confiança nas instituições democráticas – e isso é grave
A desinformação tem muitas consequências nefastas, mas com certeza uma das mais graves é a perda de confiança nas instituições democráticas. Como registra um relatório produzido pelo CGI, as mudanças na estrutura comunicacional e a dificuldade de identificar...
Mulheres, pessoas negras e minorias políticas são alvos preferenciais do discurso de ódio promovido por campanhas de desinformação
Nem todos são igualmente responsáveis pela disseminação de desinformação e essa desigualdade se mantém também quando falamos de vítimas. Mulheres e pessoas negras têm se mostrado alvos mais frequentes de campanhas desinformativas. Essa não é necessariamente uma...
Desinformação tem incentivos e impactos econômicos
Existe uma circulação orgânica de desinformação e ela precisa ser combatida, mas o fato é que há também grandes campanhas de desinformação, muitas vezes bancadas por interesses políticos ou econômicos. Existem diversos exemplos de como fake news foram usadas para...
Aplicativos de mensagem têm características que geram incentivos sistêmicos à disseminação de desinformação
Em países populosos do Sul Global, os aplicativos com maior disseminação de notícias falsas são os de mensagens, cuja principal funcionalidade não é guiada por algoritmos nem modelada diretamente por inteligência artificial. Ainda assim, por características próprias,...
Desinformação é um problema multiplataforma
Em um sistema híbrido de mídia, como conceitua Andrew Chadwick, não faz sentido pensar em redes isoladas. As pessoas e os conteúdos estão o tempo todo circulando de uma plataforma a outra e com os conteúdos desinformativos não seria diferente. Exatamente por isso, têm...
A disseminação de conteúdos nas redes digitais está diretamente ligada à mobilização de afetos e sentimentos, positivos ou negativos
Como o próprio nome já diz, as mídias sociais são espaços de sociabilidade, ou seja, estão baseadas em conexões entre pessoas. Segundo uma das conceituações mais tradicionais, proposta pelas pesquisadoras Boyd e Elisson (2007), esses serviços se caracterizariam por...
Líderes políticos e autoridades têm um papel fundamental na circulação de informação e desinformação
Diversos estudos têm mostrado que as redes de disseminação de fake news dependem de uma grande quantidade de pessoas que passam e repassam a mesma informação. Mas isso não significa que todo mundo tem igual responsabilidade nesse processo. As pesquisas também mostram...
As mídias sociais redefiniram o debate público – para o bem e para o mal
O uso de mídias sociais mudou nossas sociedades, quanto a isso há um certo consenso. Mas, afinal, essas mudanças são positivas ou negativas? Não muito tempo atrás, nos anos 2010, vimos emergir pelo mundo uma onda de protestos mobilizados pela internet pedindo mais...
Polarização política e polarização informativa se alimentam mutuamente
Muito tem se falado do fenômeno de polarização política, especialmente no Brasil. O que tem sido menos comentado é como esse fenômeno está relacionado com aquele de polarização informativa. Diversas pesquisas apontam que o posicionamento político dos cidadãos tem se...
Cada pessoa compõe sua cesta informativa como pode
Diversos autores têm caracterizado o ecossistema de mídias atual como um “ambiente de alta escolha informativa”. Isso marca a passagem de um momento em que a produção de informação estava concentrada em poucos produtores para o momento atual, em que as fontes são...
Educação e checagem de fatos entram na pauta de discussão do PL 2630
Os caminhos possíveis para enfrentar o problema da desinformação envolvem também ações de conscientização, desde a educação midiática à checagem de fatos. O grupo de trabalho que está debatendo o Projeto de Lei 2630 na Câmara dos Deputados promoveu audiência pública...
Bolsonaro veta inclusão de fake news no Código Penal
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN), considerada um resquício autoritário da ditadura militar e que foi acionada, recentemente, para justificar processos contra ativistas, políticos, jornalistas e...
Provedores de tecnologia devem ter sede no Brasil?
O grupo de trabalho que busca analisar e emitir parecer sobre o PL 2630/2020 (PL das fake news) realizou audiência pública, nesta terça-feira, 31, em que se debruçou sobre a interface tecnologia e soberania nacional. O debate com especialistas na área trouxe...
Facebook derruba rede de conteúdo falso da Fazze
Alvo de denúncias e investigações pela promoção de conteúdo falso sobre vacinas, a Fazze foi banida do Facebook. No relatório de comportamento inautêntico coordenado do mês de julho, a plataforma detalha a exclusão de 65 contas no Facebook e 243 contas no Instagram...
Artigo 10 do PL 2630 é controverso
O artigo 10 do PL das fake news (PL 2630/2020) foi mais uma vez tema de debate no ciclo de audiências públicas promovido pelo grupo de trabalho para aperfeiçoar a legislação brasileira de internet da Câmara dos Deputados. O dispositivo já havia sido tópico...
Facebook vai reavaliar compartilhamento de informações sensíveis
O Comitê Consultivo (Oversight Board) do Facebook vai, pela primeira vez, avaliar questões relativas a sua política de comunidade e não apenas de casos específicos. Criado em 2019, o comitê se prepara para emitir um parecer consultivo sobre o compartilhamento de...
Tribunal analisa constitucionalidade da lei portuguesa de internet
Nem bem entrou em vigor, a Carta dos Direitos Digitais de Portugal foi bombardeada com críticas de todos os setores da sociedade. Falta de clareza e um artigo que abriria brecha para controle, por parte do Estado, do que é publicado na Internet, ameaçando a liberdade...
Whatsapp exclui 2 milhões de contas na Índia
Depois de ter entrado com um processo contra o governo indiano por entender que a legislação do país feria a privacidade dos usuários, o WhatsApp acabou por se adaptar à nova regulação, em vigor desde fevereiro. Em seu primeiro relatório de conformidade entregue às...
Brasileiros lideram preocupação com desinformação
O Digital Report 2021, estudo do Instituto Reuters que destaca as tendências na mídia mundial, apontou que a preocupação com informações falsas e enganosas aumentou globalmente. O Brasil lidera o ranking com um crescimento de 82%, enquanto Alemanha está na outra ponta...
Bot de checagem é bloqueado pelo Twitter
Fátima, o bot de checagem da iniciativa de fact-checking Aos Fatos, foi impedida de atuar no Twitter no início de agosto. Desde 2018 no ar, a robô enviava checagens aos usuários que compartilhavam informações falsas na plataforma. O rastreamento dessa divulgação era...
Rastreabilidade põe em risco a proteção de dados?
O grupo de trabalho para aperfeiçoar a legislação brasileira de internet, na Câmara dos Deputados, se debruçou sobre o delicado tema de como identificar agentes maliciosos sem ferir a proteção de dados. Afinal, a rastreabilidade, como prevê o artigo 10 da nova lei,...
Influenciadores recebem para divulgar fake news
Já se tornou comum ver posts publicitários dos nossos influenciadores preferidos nas redes sociais, momento em que eles divulgam os produtos ou marcas de patrocinadores. O marketing de influência, no entanto, também está se especializando em desinformação. O The New...
Twitter se une a agências no combate à desinformação
O Twitter anunciou em seu blog uma parceria com as agências internacionais de notícias Associated Press (AP) e Reuters para fortalecer ferramentas de combate à desinformação. A plataforma esclareceu que a parceria dará maior escala e velocidade à identificação de...
Linha do tempo: Musk no Twitter – Siga o fio 🧵
No dia 27 de outubro de 2022, após 6 meses de reviravoltas, Elon Musk concluiu as negociações para a compra do Twitter (agora X) no valor de US$44 bilhões. Começou aí uma série de mudanças e decisões, por muitas vezes revogadas, que foram na contramão do que já estava...
Links de tratamento precoce duram mais tempo, aponta FGV
Em uma análise das mais de 3,3 milhões de postagens no Twitter sobre Covid-19, de janeiro a maio de 2021, foi identificado que links para páginas com reivindicação científica do tratamento precoce tem tempo de vida médio 1,5 vez maior em grupo defensor do que nos...
Facebook bloqueia pesquisadores norte-americanos
Com a popularidade das notícias falsas nas redes sociais, pesquisadores têm voltado seus esforços para identificar e ajudar na remoção desses conteúdos. Um desses esforços, contudo, causou a suspensão de contas da equipe de pesquisadores da Universidade de Nova Iorque...
Política sai da conversa em grupos de família
Pesquisa realizada pelo InternetLab e Rede Conhecimento Social, em 2020, com mais de 3.000 pessoas em todas as regiões do país, mostra que a política é um tópico evitado em grupos de família por 72% dos entrevistados. “Os vetores da comunicação política em aplicativos...
ONG aponta piora em liberdade de expressão no Brasil
Em apenas cinco anos, o Brasil deixou de ser um dos países com maior liberdade de expressão no mundo para ser considerado um lugar com restrições em relação a esse quesito e à democracia. É o que aponta o Relatório Global de Expressão 2020/2021, uma análise, com base...
Audiência debate responsabilidade compartilhada
A democracia implica, como defende a semioticista e professora emérita da PUC-SP, Lucia Santaella, que os cidadãos estejam bem informados para que possam debater e tomar decisões acertadas. Dessa forma, a desinformação torna-se uma ameaça real ao estado democrático....
GT da internet debate conteúdo patrocinado
A interface desinformação e publicidade digital foi o tema central do debate, no último dia 17, do Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento da Legislação Brasileira na Internet, o PL das fake news (PL 2630/20). Como se sabe, a desinformação tem incentivos e impactos...
Debate reivindica regulação da internet com critérios
Um dos muitos desafios de criar leis para combater a desinformação é encontrar um equilíbrio saudável entre a moderação de conteúdo e a liberdade de expressão. Esse embate foi o tema da terceira audiência pública, na Câmara dos Deputados, do grupo de trabalho que...
Transparência é central para lei da internet
Centrais no debate contra a desinformação, o accountability das plataformas digitais e a transparência delas foram o tema da audiência pública realizada nesta terça (10) no GT-NET, grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que busca analisar e elaborar parecer em...
Especialistas defendem neutralidade da lei brasileira
“Qualquer legislação ligada à tecnologia tende a se tornar obsoleta”, alertou o diretor-presidente do Nic.br, Demi Getschko,ontem, ao defender a neutralidade durante a audiência pública do grupo de trabalho que trata do Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020). A...
Parceria com TSE
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