Início 9 destaques 9 Twitter inaugura seção especial para as eleições

Últimas notícias

jul 20, 2022 | destaques, notícias

Twitter inaugura seção especial para as eleições

COMPARTILHAR:

A partir de hoje, o Twitter disponibiliza uma seção especial sobre eleições dentro da aba “explorar” da plataforma. O objetivo é facilitar o acesso e divulgação de informações confiáveis, contextualizando questões em debate e apresentando conteúdos de diferentes fontes.

Imagem meramente ilustrativa. Fonte: Twitter

Segundo divulgação da plataforma, “esses esforços incluem Moments, assuntos com grande repercussão no momento, contexto para esclarecer informações potencialmente enganosas, conteúdo de qualidade sobre o processo eleitoral e listas com contas de fontes confiáveis”. Além disso, serão exibidos gráficos com dados das conversas ao redor das #Eleições2022, atualizados semanalmente, trazendo os assuntos mais comentados. Esse conteúdo é selecionado a partir de uma equipe de curadoria, que destaca informações de fontes confiáveis como o Tribunal Superior Eleitoral e veículos de comunicação.

O Twitter afirma também que buscará enviar notificações com informações para que as pessoas tenham o contexto completo do que está acontecendo quando identificar um pico em conversas sobre eleições. “Apenas as pessoas que permitiram o envio de notificações pelo Twitter receberão esses avisos”, ressalta a nota.

A fim de alcançar os processos eleitorais além da esfera nacional, abas especiais sobre eleições estaduais também serão criadas. Os estados contemplados são Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Imagem meramente ilustrativa. Fonte: Twitter

Além disso, a plataforma divulgou que, a partir do mês que vem, um sistema de respostas automatizados será implementado para responder os eleitores, desenvolvido pela @Politize!. “Quem enviar uma Mensagem Direta (DM) para @Politize terá à disposição informações que ajudam a tirar dúvidas sobre as eleições e política no geral e dicas de como identificar notícias falsas e ter conversas saudáveis, além de sugestões de fontes de dados a respeito de política e eleições”, explica o Twitter.

Os usuários também vão poder ter respostas diretamente do TSE sobre o processo eleitoral. Para isso, basta acompanhar a página oficial do Tribunal e usar a #PergunteAoTSE nas sessões de perguntas. Outras iniciativas de educação midiática também serão implementadas até o pleito eleitoral, de acordo com a plataforma. Além do anunciado no blog da empresa, a líder de políticas públicas do Twitter, Daniele Kleiner, indicou em evento realizado nesta quarta-feira (20) que a plataforma vai criar, a partir do anúncio oficial do TSE, etiquetas em todas as contas oficiais dos candidatos, que não são removíveis nem opcionais.

O Twitter é uma das plataformas digitais que firmaram parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dentro do Programa de Enfrentamento à Desinformação criado pelo órgão.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x