Início 9 Observatório IA nas eleições
marca do observatorio IA nas Eleicoes
marca do observatorio IA nas Eleicoes

Acompanhe aqui os principais casos de uso de Inteligência Artificial nas eleições brasileiras de 2024 | Conteúdo especial

O Observatório IA nas Eleições tem o objetivo de mapear e registrar casos de uso de IA generativa durante as eleições brasileiras de 2024, quando mais de 5 mil municípios brasileiros realizarão votações para prefeito e vereador. Esta é uma iniciativa realizada pelo Data Privacy Brasil, por meio do projeto IA com Direitos, em parceria com o Aláfia Lab e desinformante. A seguir você fica sabendo sobre a metodologia que adotamos para selecionar os casos e poderá visualizar o resultado numa linha do tempo com mais detalhes.

Linha do tempo

Apesar de sinalizarem IA, candidatos não seguem padrão do TSE

Um levantamento feito pela agência Aos Fatos apontou que 198 anúncios pagos por 83 candidatos nas plataformas da Meta, desde o início de agosto, continham o aviso de conteúdo produzido com Inteligência Artificial. A maioria das sinalizações afirma que usou a IA para produção de músicas para a campanha, como jingles e melodias para vídeos. O segundo principal uso da tecnologia foi para locução de vozes em vídeos, seguido pelo uso de IA para edição de vídeo ou imagens. Os avisos encontrados pelo levantamento, no entanto, em sua maioria não cumprem as regras do TSE. A resolução estabelece que o aviso seja feito no início das peças de comunicação por vídeo ou áudio, ou por um rótulo (marca d’água) e na audiodescrição em caso de imagens estáticas. Mais da metade das publicações analisadas só sinalizou que o conteúdo era sintético na legenda da publicação. Apenas 35 informaram o uso da tecnologia por áudio e 14 por texto dentro da publicação, mas sem seguir qualquer padrão — cada aviso foi feito de um jeito. Todos os conteúdos também devem informar a ferramenta que foi utilizada — norma que foi seguida em menos de 10% dos anúncios.

 

Links relacionados

Aos Fatos

Com auxílio de IA, comentários de eleitores viram material para jingles de candidatos
Com auxílio de IA, comentários de eleitores viram material para jingles de candidatos

Local da eleição: Vários | Plataformas: Facebook | Midia: áudio

A presença da Inteligência Artificial (IA) acabou criando uma nova tendência entre candidatos durante a campanha eleitoral. Comentários de eleitores foram manipulados por ferramentas de IA para virar jingles dos candidatos. A tendência foi identificada em levantamento feito pela agência Aos Fatos, que encontrou pelo menos 15 candidaturas que adotaram a prática.  Entre os exemplos estão o da Candidata a prefeita em Caxias do Sul (RS), Denise Pessoa (PT) fez uma música a partir de comentários positivos que recebeu em suas postagens no Instagram usando o app Suno — que produz gratuitamente até três músicas com IA. Ela usou o conteúdo em dois anúncios em suas redes, sinalizando a ferramenta utilizada. Outros usos similares aconteceram nas campanhas de Roberto Cidade (União), que concorre à prefeitura de Manaus, e Rodrigo Neves (PDT), postulante a prefeito de Niterói (RJ). 

 

Links externos

Aos Fatos

Postagem original Desine Pessoa – Facebook

Criado com IA, vídeo usa rosto de ministro Alexandre de Moraes
Criado com IA, vídeo usa rosto de ministro Alexandre de Moraes

Local de eleição: Não se aplica | Data: 4/10 | Plataforma: Instagram | Mídia: Vídeo 

Um vídeo criado com Inteligência Artificial usa fotos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para colocá-lo em situações típicas de animações infantis. No vídeo, que começou a circular no Instagram no início de outubro, a imagem do ministro é adicionado sinteticamente em animações que fazem seu rosto inchar, explodir e derreter, dentre outras situações irreais. As imagens são criadas com ajuda de um aplicativo que permite edição de vídeo através de IA. É possível ver a marca d’água do aplicativo em todas as imagens. O uso de IA, no entanto, não é explicitado na legenda das postagens feitas com o intuito de atacar o ministro. 

 

Links relacionados

Post original (Instagram)

Goiás tem aplicativo de IA para combater fake news nas eleições

Por Maria Eduarda Arruda (aluna integrante do Observatório Jornalístico Universitário da Universidade Federal de Goiás)

 

O projeto GuaIA é uma ferramenta de Inteligência Artificial lançada por meio de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG) com o objetivo de monitorar as desinformações publicadas em redes sociais sobre as eleições municipais no estado. Atualmente, a ferramenta verifica conteúdos de texto, imagens, áudio e vídeo. Quando uma notícia suspeita é detectada, a ferramenta faz um processo de análise automatizada e gera o resultado em forma de pontuação (score), que pode variar de zero a 100%. Quanto mais próximo de 100%, maior a probabilidade de que seja uma fake news ou conteúdo distorcido. Segundo o Portal UFG, o GuaIA foi desenvolvido com a intenção de facilitar a ação da Justiça Eleitoral, agilizando as decisões dos juízes. Dessa forma, o acesso ainda está disponível apenas para membros do TRE-GO e do Ministério Público Eleitoral, e não tem previsão para ser aberto ao público geral.

 

Links relacionados:

UFG

IA do Google continua fornecendo informações políticas em João Pessoa

Local da eleição: João Pessoa (PB) | Data: 29/09 | Plataforma: Google | Mídia: chatbot

Após o Google prometer restringir respostas com teor político no Gemini durante as eleições brasileiras, a funcionalidade de Inteligência Artificial generativa da empresa continua fornecendo informações aos usuários sobre candidatos no país. Um experimento realizado pelo Jornal da Paraíba solicitou ao Gemini os perfis dos principais candidatos à prefeitura de João Pessoa: Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos). A ferramenta se recusou a informar detalhes sobre Queiroga e Carneiro, mas traçou perfis completos sobre Lucena e Cartaxo. A big tech foi procurada pelo jornal, mas decidiu não se posicionar sobre o episódio. Anteriormente, o Gemini também chegou a dar informações sobre os candidatos à prefeitura de São Paulo: Ricardo Nudes (MDB), Pablo Marçal (PRTB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo).

 

Links relacionados

Jornal da Paraíba

UOL

Plataforma criada pela Unicamp usa IA para analisar plano de governo de candidatos
Plataforma criada pela Unicamp usa IA para analisar plano de governo de candidatos

Uma plataforma criada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) usa inteligência artificial (IA) para mostrar os temas mais citados em programas de governo de candidatos a prefeituras do Brasil. Chamada de ‘Vota AI’, a  ferramenta traz ao menos 60 mil programas de governo divulgados entre 2012 e 2024. Com a tecnologia, o usuário consegue buscar e comparar as propostas conforme os assuntos que mais te interessam. Isso sem precisar ler os planos completos de todos os candidatos. A IA facilita a navegação para quem quiser vasculhar propostas conforme os temas que considerar mais importantes e interessantes, além de trazer os planos completos de governo para quem quer ter acesso aos documentos na íntegra.

 

Links relacionados

Vota AI

MP do Rio de Janeiro usou IA para analisar registro de candidaturas

Local da eleição: Rio de Janeiro | Data: 15/8  | Plataforma: Registro de candidaturas  | Mídia: Bot

O Ministério Público do Rio de Janeiro utilizou uma nova ferramenta de inteligência artificial para auxiliar nas eleições deste ano. O robô foi desenvolvido para trabalhar na análise de registros de candidaturas. Entre os objetivos com o uso da tecnologia, o principal foi dar celeridade ao processo de avaliação e eventual impugnação de candidaturas pelos promotores de Justiça. Essa tarefa era feita por um membro do Ministério Público, que pesquisava manualmente o nome de cada candidato em diferentes sistemas de informações. Agora a verificação deixa de ser apenas manual e o robô faz um primeiro filtro dos dados, apontando de forma rápida os possíveis inelegíveis. Com o uso da nova ferramenta, segundo reportagem da Agência Brasil, o MP solicitou, por exemplo, a impugnação do registro de candidatura de Maria Aparecida Panisset ao cargo de vice-prefeita do município de São Gonçalo. O robô detectou condenações da candidata, em trânsito em julgado (definitiva), por improbidade administrativa e a suspensão de seus direitos políticos, além de estar inelegível até 2031. Maria Panisset foi eleita prefeita da cidade em 2004 e 2008. 

 

Links relacionados

Agência Brasil

Em São Paulo, candidatura híbrida com IA concorre à Câmara Municipal

Local da eleição: São Paulo (SP) | Data: 11/9 | Plataforma: WhatsApp | Mídia: Chatbot

Uma robô criada com Inteligência Artificial (IA) é co-candidata a uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Paulo. Trata-se de Lex, tecnologia desenvolvida por Pedro Markun, candidato a vereador pela Rede. Markun se refere à candidatura como uma chapa híbrida composta por ele e pela IA. Segundo o candidato, a ideia é utilizar o poder de processamento sobre-humano da IA para captar dados, analisar projetos de lei e gerar propostas que atendam às necessidades da população de São Paulo. A tecnologia, no entanto, não terá poder de decisão, já que tudo passará pelo crivo e aprovação humana de Pedro, responsável pela candidatura e por um eventual mandato. Em 11 de setembro, o canal de comunicação da Lex pelo WhatsApp foi bloqueado pela Meta. O serviço funcionava há dois meses e atuava na análise em tempo real dos 42 mil projetos de lei em tramitação na Câmara paulistana. Segundo Markun, todas as regras da Justiça Eleitoral foram cumpridas. A campanha criou um abaixo-assinado online para tentar reverter a decisão da big tech. Em nota, a Meta afirmou que o banimento da IA no WhatsApp aconteceu “por ferir a política do aplicativo que explicitamente proíbe o uso da Plataforma do WhatsApp Business por políticos ou partidos, candidatos e campanhas políticas”.

 

Links relacionados

TecMundo

Metrópoles

Quase 40 candidatos usam IA para conteúdos de campanha sem avisar eleitores

Local da eleição: Vários | Plataforma: Instagram, WhatsApp e outras | Mídia: Áudio e imagem

Quase 40 candidatos a prefeito e vereador em diversos municípios do país usam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para criar conteúdos de campanha, sem avisar os eleitores. O levantamento foi feito pela agência de checagem Aos Fatos, que identificou pelo menos 85 candidatos que declararam gastos com três empresas que fornecem conteúdos gerados por IA. Desses, ao menos 38 publicaram conteúdos sintéticos sem avisar ao eleitor sobre o uso da tecnologia. Entre os conteúdos, segundo o levantamento, estão jingles, figurinhas de WhatsApp, vídeos e imagens alteradas sinteticamente. Os gastos, ainda segundo a checagem, somam mais de R$ 20 mil. A ausência de rótulo sobre o uso da IA fere diretamente determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regulamentou o uso da tecnologia durante a campanha. A reportagem ainda identificou que a principal empresa contratada para serviços de inteligência artificial é a Video AI Inteligência Artificial Ltda., que oferece pacotes diretamente voltados para candidatos que podem incluir a produção de artes para materiais gráficos, redes sociais e figurinhas de WhatsApp. Ao todo, a empresa recebeu até agora mais de R$ 15 mil, pagos por 52 candidatos. Desses, ao menos 26 publicaram posts ou vídeos com indícios de uso de IA em seus perfis e nenhum deles sinalizou que o conteúdo foi produzido com IA.

 

Links relacionados

Aos Fatos

Prefeito de Salvador volta a postar vídeo feito com IA
Prefeito de Salvador volta a postar vídeo feito com IA

Local da eleição: Salvador (BA) | Data: 24/09 | Plataforma: Instagram, TikTok | Mídia: Vídeo

Depois de ter publicado um vídeo feito com Inteligência Artificial dançando ao som do jingle da campanha, Bruno Reis (UNIÃO), candidato à reeleição à prefeitura de Salvador, postou mais uma peça semelhante nesta semana. No conteúdo, que está no Instagram e TikTok, Bruno tem o rosto adicionado a um corpo de um homem que dança a coreografia da música tema da campanha. No Instagram, o conteúdo vem acompanhado de uma sinalização de presença de IA, mas no TikTok não há menção ao uso da tecnologia.

 

Links relacionados

Post Instagram

Post TikTok

REALIZAÇÃO

marcas dos realizadores do Observatório IA nas Eleições, Data Privacy Research e Desinformante/AláfiaLab

APOIO

logotipos das instituições apoiadoras do Observatório