Início 9 destaques 9 *desinformante faz parceria com TSE

Últimas notícias

Antonio Augusto / Ascom / TSE

jul 18, 2022 | destaques, notícias

*desinformante faz parceria com TSE

Antonio Augusto / Ascom / TSE
COMPARTILHAR:

O *desinformante, por meio do Instituto Cultura e Democracia, se tornou parceiro do Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação. A partir da assinatura do termo de adesão, o *desinformante passou a integrar o “Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral” e o “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral”.

O primeiro tem como objetivo combater a desinformação que pode afetar a integridade, a credibilidade e a legitimidade do processo eleitoral. O segundo visa a desenvolver ações para frear a desconfiança nas instituições, além de dar ênfase à segurança e à importância da justiça eleitoral.

De acordo com pesquisas, as informações falsas abalam a confiança nas instituições democráticas. O diálogo com o TSE tem como objetivo promover formas de enfrentar a desinformação durante o processo eleitoral e aumentar o nível de confiança relacionado com as instituições públicas, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio TSE. Com a parceria, o *desinformante passa a atuar nas ações dos programas destacados, de acordo com interesses comuns às duas instituições. A adesão, no entanto, não implica compromissos financeiros ou transferências de recursos.

O que é são os programas?

O Programa de Enfrentamento à Desinformação é uma iniciativa permanente do Tribunal Superior Eleitoral que tem o intuito de combater a desinformação que tem o objetivo de afetar a integridade, a credibilidade e a legitimidade do processo eleitoral. O TSE atua em três eixos. O primeiro deles é disseminar informação de qualidade para ampliar o conhecimento da população sobre o processo eleitoral e sobre o fenômeno da desinformação. O segundo eixo diz respeito à educação midiática, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências para que se engajem no mundo digital”. Por fim, o programa busca identificar e conter a desinformação através do monitoramento das redes sociais, adotando medidas céleres para conter o efeito negativo e desestimulando “práticas de desinformação a partir de respostas de caráter estrutural e sistêmico”. Já o Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral atua no sentido de esclarecer sobre a atuação das instituições, a fim de diminuir a desconfiança causada por informações falsas ou enganosas.

Instituto Cultura e Democracia

O Instituto Cultura e Democracia é um centro de referência, pesquisa e formulação, voltado ao desenvolvimento de estratégias e produção de conhecimento no campo da cultura, política e sociedade. O objetivo do ICD é contribuir fundamentalmente com o debate sobre a importância da cultura nos processos democráticos e pensar caminhos para um novo modelo de desenvolvimento a partir da cultura. O *desinformante é um dos projetos do Instituto, realizado em parceria com a Ponteio Comunicação, Informação e Cultura.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x