Início 9 destaques 9 TSE manda tirar do ar site de checagem da campanha de Lula

Últimas notícias

@thiagoilustrado

TSE manda tirar do ar site de checagem da campanha de Lula

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

A Justiça Eleitoral mandou tirar do ar um site de checagem da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamado Verdade na Rede.

A decisão ocorreu atendendo a um pedido da coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL). A remoção foi determinada pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri, sob o argumento de que o site pratica “falseamento de identidade” e “escamoteia a verdade”. Ou seja, o site se apresentaria como agência de checagem independente, sem uma referência clara de que pertence à campanha de Lula.

A plataforma é listada pela campanha de Lula como um ambiente digital oficial para propaganda eleitoral e foi registrado no TSE como material de campanha. A referência à coligação do ex-presidente é feita na parte inferior do site.

No entendimento da juíza, o site infringiu a obrigatoriedade de transparência, quando deveria mencionar com clareza a legenda partidária. A decisão determina a remoção provisória do site do ar, bem como das demais contas nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e YouTube) e nos canais dos aplicativos Telegram e WhatsApp, ligados ao domínio apontado. A multa para as plataformas que descumprirem a decisão é de R$ 10 mil diários.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x