Início 9 destaques 9 Como denunciar fake news no Kwai

Últimas notícias

@thiagoilustrado

maio 13, 2022 | destaques, notícias

Como denunciar fake news no Kwai

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

As redes de compartilhamento de vídeos curtos estão em alta. Com um crescimento expressivo de seguidores nesses espaços, cresce também a preocupação com a disseminação em massa de informações falsas. A fim de combater a desinformação, assim como o TikTok e Instagram – redes que também possuem esse compartilhamento de vídeos – o Kwai também firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para atuar contra as informações falsas. Veja no fim da matéria como denunciar fake news no Kwai.

Em fevereiro deste ano, o Kwai estabeleceu compromisso com o TSE a fim de garantir a disseminação de informações confiáveis e capacitar servidores da justiça eleitoral. Com o intuito de conter a desinformação, a plataforma atualizou sua política de integridade cívica sobre as eleições e se comprometeu a criar um canal de comunicação extrajudicial de denúncia de conteúdos que veiculam desinformação sobre o processo eleitoral. 

Além das Diretrizes da Comunidade que proíbem a veiculação de mídia manipulada e informações falsas sobre temas como saúde e eleições, a rede também criou uma política específica para as eleições. “No Kwai, protegemos a liberdade de expressão, porém não toleramos conteúdo que tenha o potencial de prejudicar o processo democrático pela distribuição de informações falsas, enganosas, manipuladas ou prejudiciais indivíduos e instituições”, destaca a plataforma.

A política indica que o Kwai “pode rotular ou remover conteúdos” sobre os seguintes temas:

  • Informações falsas sobre como participar do processo eleitoral;

Por exemplo: informar aos usuários uma data ou horário de votação incorretos; confundir os eleitores sobre os locais oficiais para votar e/ou a disponibilidade desses locais; divulgar informações enganosas sobre como se registrar para votar ou formas oficiais de votar; e informar de maneira errada aos eleitores sobre os requisitos para estarem aptos ao exercício do voto.

  • Informações falsas sobre a integridade eleitoral;

Por exemplo: alegar que há fraude eleitoral e fornecer provas ou informações falsas para sustentá-la; afirmar falsamente que um candidato venceu a eleição sem que o processo de contagem tenha começado ou terminado; e fornecer dados de sondagem manipulados.

  • Informações enganosas sobre os candidatos.

Por exemplo: informações enganosas relacionadas à elegibilidade de políticos para concorrerem a um cargo eletivo; alegações falsas sobre um candidato relacionadas a crenças, condições de saúde, opiniões, antecedentes criminais, antecedentes familiares ou conexões.

Além disso, a plataforma também não permite conteúdos que infringem a legislação eleitoral e posts que buscam intimidar eleitores ou boicotar as eleições.

Para averiguar esses conteúdos, o Kwai conta – de acordo com a assessoria de imprensa da plataforma – com a parceria da agência de fact-checking Aos Fatos. Após o conteúdo ser verificado e, caso seja determinado que se trata de uma informação falsa, a rede busca remover o conteúdo: “Possuímos mecanismos de segurança que combinam inteligência artificial e análise humana para identificar e remover o mais rápido possível conteúdos que violem ou infrinjam essas políticas assim que identificados. Cada caso é cuidadosamente analisado e tratado diretamente. Podemos remover conteúdos que comprometam a segurança dos usuários e da plataforma, e violações contínuas podem levar ao banimento da conta”, informou a assessoria de imprensa.

Além das ações contra a desinformação, o Kwai tem trabalhado com o TSE para a divulgação de informações confiáveis sobre o processo eleitoral. O Tribunal já possui uma conta oficial na rede e iniciou, por exemplo, uma série #FatoOuBoato sobre as eleições.

 

Confira o passo a passo de como denunciar fake news no Kwai:

 

  1. Acesse o vídeo que pretende denunciar e clique no ícone de compartilhamento;
  2. Em seguida, clique em ‘denunciar’;
  3. Selecione ‘informação falsa’;
  4. Em seguida, selecione qual o tópico da desinformação;
  5. Por fim, clique em ‘denunciar’.
COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x