Início 9 destaques 9 Como denunciar fake news no Instagram

Últimas notícias

@thiagoilustrado

abr 15, 2022 | destaques, notícias

Como denunciar fake news no Instagram

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:
O Instagram, rede que faz parte do grupo Meta, também dono do Facebook e WhatsApp, trabalha com denúncias da própria comunidade e com checadores de fatos em todo o mundo para analisar, identificar e rotular informação falsa.
Como o Instagram tenta reduzir o volume de fake news na sua rede:
  • Tornando a informação falsa mais difícil de encontrar: quando os verificadores de fatos independentes identificam informação falsa, conteúdo alterado ou conteúdo sem contexto no Instagram, é feita uma filtragem na aba Explorar e nas hashtags para que seja mais difícil encontrar tais conteúdos. Também é possível reduzir a visibilidade no feed e nos Stories.
  • Usando tecnologia para encontrar a mesma informação falsa: quando uma publicação é classificada como falsa, parcialmente falsa, sem contexto ou sátira por verificadores de fatos independentes no Instagram ou no Facebook, é usada a tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar outras instâncias desses mesmos conteúdos. São rotulados automaticamente conteúdos idênticos caso sejam publicados em outro lugar no Instagram ou no Facebook.
  • Rotulando publicações com avisos de informação falsa: publicações que forem identificadas como informação falsa por verificadores de fatos independentes serão rotuladas. Dessa maneira, as pessoas podem decidir por conta própria o que ler, em que confiar e o que compartilhar, segundo o Instagram. Quando um rótulo de informação falsa é aplicado, ele é exibido no feed, no perfil, nos Stories e no Direct para todas as pessoas que visualizarem o conteúdo ao redor do mundo. O rótulo ficará vinculado à classificação feita pelo verificador de fatos e fornecerá links de artigos de fontes confiáveis que refutem a afirmação apresentada na publicação.
  • Removendo conteúdos e contas que violam as Diretrizes da Comunidade: quando encontramos uma publicação ou conta que viola as Diretrizes da Comunidade, o Instagram a remove.
O Instagram dá algumas dicas sobre como identificar informação falsa (em inglês):

 

O conteúdo original de políticos não é enviado para análise de verificadores de fatos independentes. Saiba mais sobre como o Facebook e o Instagram fazem a verificação de fatos em discursos políticos.
Algumas restrições que as contas que publicam informações falsas repetidamente no Instagram podem sofrer:
  • Os usuários do Instagram podem não conseguir marcar ou mencionar essas contas.
  • Se alguém tentar seguir uma dessas contas, a pessoa verá um aviso de que a conta já publicou informação falsa.
  • A rede também pode fazer com que seja mais difícil encontrar publicações feitas por elas.
  • Contas que não cumprem as Diretrizes da Comunidade do Instagram serão desativadas. 

Compromissos assumidos com a Justiça Eleitoral 

 Tanto Facebook como Instagram assumiram os mesmos compromissos perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para “proteção do processo democrático no Brasil”.

As plataformas criaram rótulos que aparecem em posts e stories sobre as eleições, redirecionando os usuários para o site da Justiça Eleitoral, além disso, as plataformas vão implementar um recurso chamado ‘megafone’ no dia das votações com informações oficiais do TSE, além da criação de stickers no Instagram que encaminham para sites oficiais. Outra novidade é a criação de um chatbot, também no Instagram, para facilitar o acesso a informações confiáveis do TSE.

Foi implantado um canal de comunicação extrajudicial para a denúncia de conteúdos que veiculem desinformação relacionada ao processo eleitoral – como o dia da votação ou o número dos candidatos.

Propaganda eleitoral: as plataformas também disseram que endureceram os requisitos para a realização de propaganda paga de cunho eleitoral. O usuário precisará confirmar identidade e endereço, além disso o material fica na biblioteca de anúncios por sete anos. Outro ponto é um acesso prioritário desses anúncios para o TSE, em que eles possam acessar a API da biblioteca e assim ter acesso a mais informações.

No termo assinado pela Meta também há a previsão de ações para capacitação de servidores do TSE e dos TREs, além da produção de cartilhas educativas sobre as plataformas.

Passo a passo para denunciar fake news no Instagram:

  1. Clique nos três pontinhos que aparecem no canto direito superior da publicação que você pretende denunciar;
  2. Selecione a opção “denunciar”;
  3. Em seguida, será questionado o motivo pelo qual você está denunciando a publicação;
  4. Selecione a opção “informação falsa”;
  5. Em seguida, será questionado se a informação falsa trata de saúde, política, tema social ou outros. Você deve selecionar a opção que mais se encaixa na publicação que pretende denunciar;
  6. Em seguida, clique em “enviar denúncia” e pronto!

 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x