Início 9 destaques 9 Como denunciar fake news no TikTok

Últimas notícias

@thiagoilustrado

abr 22, 2022 | destaques, notícias

Como denunciar fake news no TikTok

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

Apesar de ser uma rede social relativamente nova, o TikTok se tornou o app mais baixado do mundo no ano passado (656 milhões de downloads em 2021/Apptopia). Durante a pandemia, foi denunciado por disseminar desinformação sobre a Covid-19 e vacinas,  segundo a ONG Media Matters. Recentemente, firmou protocolo com o TSE para combater desinformação relativas às eleições brasileiras de outubro próximo. Aprenda no fim da matéria da denunciar fake news no TikTok.

Como parte do trabalho em conjunto com o TSE, foi criada uma uma página no aplicativo que traz para a comunidade informações confiáveis sobre o processo eleitoral de 2022, como por exemplo, como tirar e regularizar o título de eleitor; e, mais perto do período eleitoral, serão incluídas informações sobre a votação. A página poderá ser acessada através de um banner na aba “Descobrir” ou por meio da página de busca.  Os vídeos identificados como relacionados ao tema, também receberam uma etiqueta que direciona para a página.

Foram implementados avisos em diversas páginas de hashtags relacionadas às eleições no Brasil como uma forma de lembrar as pessoas sobre a importância de seguir as Diretrizes da Comunidade, conferir as informações e relatar conteúdo que acreditem violar as políticas da plataforma.

O TikTok tem parcerias com agências de checagem de fatos, incluindo o Estadão Verifica, no Brasil, para confirmar a veracidade de conteúdos que circulam na plataforma.

Em algumas situações, o TikTok criou avisos quando a informação em um vídeo não pode ser verificada para evitar o compartilhamento de desinformação. Quando alguém tenta compartilhar um desses vídeos, vê um aviso de que a informação não pôde ser verificada. Com isso, o usuário precisa parar e refletir antes de compartilhar, é o que espera a empresa.

Passo a passo para denunciar fake news no TikTok:

  1. Pressione o vídeo até que apareçam as opções
  2. Selecione a opção “relatar”
  3. Em seguida, aparecerá uma lista de razões para a denúncia, selecione “informações enganosas”
  4. Em seguida, será questionado se é informação falsa sobre a eleição, informações incorretas sobre a Covid-19 ou outros. Selecione a opção que mais se encaixa no vídeo que pretende denunciar
  5. Em seguida, clique em enviar e pronto!

# O TikTok também permite denúncias sobre vídeos que contenham conteúdo com discriminação.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x