Uma pesquisa divulgada na quinta-feira, 20 de julho, pelo Pew Research Center mostrou que a maioria dos norte-americanos é a favor da restrição de desinformação e conteúdos violentos online. O apoio às medidas de moderação por parte do governo e das empresas de tecnologia também cresceu nos Estados Unidos nos últimos cinco anos.
Enquanto 55% dos entrevistados acham que ações devem ser tomadas por parte do governo para coibir informações falsas, mesmo que isso limite a liberdade de expressão, 65% concordam que as iniciativas sejam realizadas pelas big tech.
A preponderância de medidas por parte das empresas também é vista no apoio à restrição específica de conteúdos extremos. 60% dizem ser a favor de medidas governamentais e 71% a favor de medidas das empresas em relação a esse tipo de conteúdo online.
De 2018 para cá, houve um aumento de 16% no apoio às medidas do governo de restrição a conteúdos desinformativos e violentos. Em relação a iniciativas semelhantes das companhias de tecnologia, o crescimento registrado foi de 9%.
O centro de pesquisa também destacou que o resultado vem num momento em que cresce, nos Estados Unidos, o debate público sobre regulamentação de conteúdos online e número de casos judiciais focados na moderação de conteúdo por parte das plataformas. O país também debate o impacto da desinformação eleitoral enquanto plataformas voltam atrás e retiram suas políticas para conter publicações do tipo.
Mesmo assim, houve uma queda na quantidade de pessoas que ouviram falar sobre os debates em torno do papel do governo na moderação de conteúdos online. Em 2021, 51% dos adultos norte-americanos disseram ter ouvido pelo menos uma quantidade razoável sobre esse tópico, já em 2023 o número foi de 39%.
Democratas são mais propensos a apoiar restrições governamentais
Outro dado trazido pela pesquisa é a diferença de apoio entre as principais alas políticas dos EUA. De acordo com os resultados, 70% das pessoas que se consideram democratas dizem que o governo deve tomar medidas para restringir informações falsas online. Entre os republicanos, partido do ex-presidente Donald Trump, apenas 39% são a favor dessas medidas.
Os democratas também são mais propensos a ver com bons olhos iniciativas de moderação por parte das próprias empresas. Enquanto 81% deles afirmam ser a favor, 48% dos republicanos dizem o mesmo.
O apoio às medidas de restrição de conteúdo desinformativo e violento online por parte do governo e das plataformas também é maior entre adultos norte-americanos com 50 anos ou mais (68% em relação às ações das empresas e 58% do governo), embora o número de jovens a favor das ações ainda seja alto (62% e 58% respectivamente).