Pesquisas e Monitoramento
-
O que move os Bolsonaristas? – Pesquisa mostra quais são as principais motivações dos eleitores
• Nos dias 7 e 14 de maio de 2022, foram entrevistadas 2.308 pessoas com mais de 16 anos na cidade de São Paulo.
• 64% dos bolsonaristas convictos concordam com a afirmação “Professores estão abordando temas que contrariam os valores das famílias”; 80% concordam com a afirmação “Artistas da Globo não respeitam valores morais” e 76% concordam com a frase “A grande imprensa é inimiga do povo”.
• “Todos os partidos são corruptos, mas o PT é pior” entre quem votou em Bolsonaro caiu de 80% para 65% entre 2019 e 2022
-
Anúncios com desinformação política são aprovados pelo Facebook
• Ao todo foram testados dez anúncios com desinformação voltados ao público brasileiro. Apesar de violarem as regras do Facebook, apenas um deles foi retido para análise e liberado automaticamente seis dias depois, sem nenhuma interferência ou pedido de revisão da Global Witness.
• Ao colocar os anúncios, não foram obrigados a colocar um aviso de isenção de responsabilidade ‘pago por’, como seria necessário para anúncios políticos. Além disso, não usaram uma forma de pagamento brasileira e nem sequer postaram do Brasil.
-
TikTok e a polarização política
• A pesquisa analisou 23.139 vídeos publicados por 264 perfis de políticos no TikTok
• Aponta que o campo conservador-reacionário tem empregado melhor o TikTok para alcançar maior visibilidade e promover mais engajamento
• Entre as estratégias estão o uso do universo de entretenimento e do humor, incluindo as próprias trends da plataforma
Esta seção tem como objetivo manter você atualizado sobre as últimas pesquisas e monitoramentos sobre desinformação eleitoral.
Preparamos uma compilação de conteúdos apurados e analisados por profissionais e pesquisadores e te direcionamos para os respectivos trabalhos publicados. Artigos, matérias, sites, relatórios, podcasts, vídeos, entre outros.
Você também pode nos ajudar a manter esta seção atualizada, enviando sua contribuição ou sugestão pelo formulário ao lado.
Instituições e Organizações
Diversas organizações e instituições, além de pesquisadores acadêmicos e independentes estão preocupados com os problemas que a desinformação pode acarretar no processo elitorial brasileiro, em 2022. O *Desinformante está sempre acompanhando o trabalho deles.
Aproveite para conhecê-los também >