OLHO NOS DADOS

Pesquisas e Monitoramento

  • A lacuna de confiança: como e por que notícias nas plataformas digitais são vistas com mais ceticismo que notícias em geral

    a confiança dos brasileiros em notícias via WhatsApp é grande (53%), assim como em notícias acessadas via Google (57%), YouTube (46%), Facebook (40%) e Instagram (39%).
    
     27% dizem confiar especificamente na cobertura política realizada pela mídia jornalística no Brasil.
    
    No caso do YouTube, a proporção de brasileiros que confiam em notícias na rede de vídeos equivale à parcela que confia nas notícias em geral: 46%.
    
    Leia o estudo completo aqui. 
  • Meta Ads: voto impresso e ataques à integridade eleitoral

    • Pesquisa mostra que anúncios propagados nas plataformas do grupo Meta continuam a questionar a integridade eleitoral brasileira.

    • Entre os 138 anúncios publicados ao longo de 15 dias, entre 16 e 31 de agosto de 2022, 14 anúncios atacaram o sistema eleitoral.

    • Os 14 anúncios contra o sistema eleitoral foram veiculados por 7 perfis, gerando até 101,9 mil impressões com um investimento de até R$ 1,7 mil.

    Leia a pesquisa completa

  • Recomendação no Youtube: o caso Jovem Pan

    • Nas 18 visitas-teste, os canais do grupo Jovem Pan foram identificados 14 vezes na primeira página, com um ou mais vídeos.

    • O vídeo que mais se repetiu nos testes sobre a recomendação da plataforma, em diferentes posições, porém sempre na primeira página, foi da entrevista concedida por Jair Bolsonaro ao Programa Pânico na sexta-feira, dia 26 de agosto.

    • Os vídeos dos canais Jovem Pan aparecem como primeira sugestão em 55% dos testes.

    Leia a pesquisa completa

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    Instituições e Organizações

    Diversas organizações e instituições, além de pesquisadores acadêmicos e independentes estão preocupados com os problemas que a desinformação pode acarretar no processo elitorial brasileiro, em 2022. O *Desinformante está sempre acompanhando o trabalho deles.
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