O primeiro turno das eleições brasileiras acontece neste domingo (2), mas desde já elas foram as mais comentadas do mundo no Twitter em 2022. Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (30) pela empresa mostra que, de janeiro até ontem, foram mais de 100 milhões de tweets sobre o processo eleitoral, 45 milhões deles apenas nas últimas sete semanas. O volume do debate político impressiona, assim como as possibilidades de desinformação.
No levantamento divulgado pela plataforma, os temas relacionados à eleição que vêm dominando o debate público são economia, corrupção e violência, com o surgimento de pautas relacionadas aos direitos humanos nas últimas semanas:
Em julho a plataforma lançou uma seção especial sobre eleições com o intuito de facilitar o acesso e divulgação de informações confiáveis, contextualizando questões em debate e apresentando conteúdos de diferentes fontes. Para conter a desinformação, a empresa aposta nos chamados ‘Moments’ sobre o processo eleitoral, ou seja, reúne um conjunto de tweets com informações confiáveis sobre o que vem acontecendo. Nas últimas sete semanas foram produzidos 46 Moments para desmentir narrativas enganosas a partir de fontes seguras.
Como parte do que estava previsto no memorando de entendimento que a plataforma assinou junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o Twitter também vem implementando ferramentas para que os eleitores sejam direcionados às informações oficiais do TSE na plataforma. Assim, ao fazer uma pesquisa com termos relacionados ao processo eleitoral, o usuário recebe como primeiro resultado um link oficial da corte.