Início 9 destaques 9 Como denunciar fake news no Youtube

Últimas notícias

@thiagoilustrado

Como denunciar fake news no Youtube

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

O YouTube é a rede social mais acessada pelos brasileiros, com 89% da preferência dos usuários, segundo um estudo recente realizado pelo Statista, banco internacional de estatísticas, que levantou uma lista com as 20 nações que mais possuem usuários conectados nas redes sociais. É também nesta plataforma de vídeos que muita desinformação rola solta, com monetização para os produtores e geração de lucros para a empresa. Aprenda no fim da matéria a denunciar fake news no Youtube.

Para melhorar sua imagem e fazer jus aos compromissos firmados no âmbito do Programa de Combate à Desinformação do TSE, o Youtube anunciou em fevereiro algumas medidas para proteger o debate eleitoral contra informações falsas e danosas.

A Política de Integridade Eleitoral e Supressão de Eleitores, atualizada recentemente,  pretende dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas e  permitindo, ao mesmo tempo, a realização do debate político.

Em relação ao conteúdo focado nas eleições, o Youtube não permite vídeos com as seguintes características:

  • Supressão de eleitores: Conteúdo que tenha o objetivo de enganar eleitores sobre a hora, o local, os meios ou requisitos necessários para votar, ou informações falsas que possam fazer as pessoas desistirem de ir às urnas. Isso inclui alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados.
  • Qualificação dos candidatos: Informações falsas sobre a inelegibilidade de candidatos ou políticos em exercício. Seguimos os requisitos de elegibilidade estabelecidos pela legislação local, como idade ou cidadania.
    Incitar o público a interferir em processos democráticos: Conteúdo que incentive as pessoas a impedir ou atrapalhar quem está tentando votar.
  •  Integridade das eleições: Informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados. Essa política mostra o conteúdo exibido após as eleições presidenciais dos EUA em 2020 e após as eleições do ano passado na Alemanha. A partir da última atualização, essa regra será  aplicada também às eleições presidenciais brasileiras de 2018.

Este último item é alvo de questionamento pelos especialistas porque o discurso desinformativo sobre as eleições de 2022 já começou e poderá impactar o pleito de outubro próximo. Porém, a moderação baseada na regra da integridade só pode ser aplicada, conforme detalha a plataforma, após o anúncio do resultado das eleições.

Ainda para assuntos relacionados às eleições brasileiras, usuários verão um painel de informações na parte superior dos resultados da pesquisa, ou abaixo dos vídeos, relacionados ao voto eletrônico, com um link para informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A identificação de conteúdos prejudiciais é orientada por quatro princípios, segundo o Youtube, chamados de os 4 Rs da Responsabilidade: remover conteúdos que violam as políticas o mais rápido possível; reduzir a disseminação de conteúdo que está no limite da conformidade com as políticas; recomendar vozes confiáveis quando as pessoas buscam notícias e informações e recompensar artistas e criadores qualificados e confiáveis. A moderação é feita por uma combinação de IA e pessoas.

Passo a passo para denunciar fake news no Youtube:

As denúncias são anônimas, os outros usuários não sabem quem as enviou. Antes de realizar a denúncia, é preciso saber que o conteúdo não é removido automaticamente. Ele é analisado de acordo com as seguintes diretrizes:

Se o usuário acredita que o conteúdo viola um desses itens, basta prosseguir da seguinte forma:

  1. Fazer login no YouTube.

  2. Clicar em 더보기 Mais abaixo do player do vídeo que quer denunciar.

  3. No menu suspenso, selecionar Denunciar.

  4. Selecionar o motivo que melhor define a violação no vídeo.

  5. Fornecer outros detalhes que possam ajudar a equipe de análise a tomar a decisão, como data e hora ou descrições da violação. (OPCIONAL)

Além de vídeos, também é possível denunciar canais, playlists, miniaturas, comentários, mensagens de chat e anúncios. É possível saber mais sobre cada um desses itens e também obter o passo a passo de como sinalizar conteúdo potencialmente prejudicial pelo celular (Android ou iPhone), tablets e iPads, na Central de Ajuda. 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x