Início 9 destaques 9 Como denunciar fake news no Twitter?

Últimas notícias

@thiagoilustrado

mar 25, 2022 | destaques, notícias

Como denunciar fake news no Twitter?

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

A partir de hoje, publicamos a série semanal “Como denunciar fake news?” com passo a passo para a denúncia de informações falsas ou enganosas nas redes sociais e informações sobre o que as plataformas digitais estão fazendo para enfrentar a desinformação, especialmente as relacionadas às eleições. O conteúdo é baseado no ebook Combatendo Fake News, da organização Sleeping Giants e informações das próprias plataformas. Começamos com ‘como denunciar fake news no Twitter’. Siga este fio semanal!

As três políticas do Twitter que abordam desinformação tratam de informações enganosas sobre a Covid-19, integridade cívica, e mídia sintética ou manipulada. O que estes termos mais ou menos complicados querem dizer? Que a plataforma foi desenvolvendo com o tempo algumas regras para moderar o conteúdo que nela circula, especialmente quando se trata de assuntos da pandemia, das eleições ou da democracia brasileira e também de supostos veículos de comunicação (o que chama de mídia sintética ou manipulada é, na verdade, uma mídia hiperpartidarizada ou falsa mesmo).

Segundo o Twitter nos informou, a plataforma não tem como foco determinar se uma informação é verdadeira ou falsa. Eles entendem que este é o dever de diferentes atores, como agências de checagem, jornalistas, formadores de opinião, especialistas e outras pessoas com diferentes perspectivas, que participam do debate público no Twitter.

“O foco do Twitter é prevenir o dano potencial na vida das pessoas, atuando em conteúdos que possam enganá-las e gerar efeitos nocivos, influenciando decisões no mundo offline. Por isso, criamos regras para dar contexto ou remover da plataforma esse tipo de conteúdo” .

Depois de bastante pressão da sociedade civil, o Twitter passou a oferecer um botão de denúncia para informações potencialmente enganosas. A empresa informa que o mecanismo está em fase de teste no país. Apesar disso é um avanço para que o usuário possa influir no que circula na rede, é o que esperamos.

Passo a passo para denunciar fake news no Twitter:

  1. Clique nos três pontinhos no canto superior direito do tweet.
  2. Selecione a opção “Denunciar Tweet”.
  3. Em seguida, clique em “As informações são enganosas”.
  4. Você será questionado se a informação enganosa se relaciona à política ou saúde, selecione a opção adequada ao tweet que pretende denunciar.
  5. Clique em ‘enviar’ e pronto!

O Twitter também permite que você denuncie publicações que contenham discurso de ódio.

O que o Twitter vai fazer nas eleições 

Para as eleições deste ano, o Twitter renovou a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciando as seguintes iniciativas:

1 – Na busca por termos relacionados às eleições na plataforma, o primeiro resultado é uma notificação com link para a página do TSE com dados úteis sobre o processo eleitoral, como: mais informações e contexto, links úteis sobre teste de segurança das urnas eletrônicas, aviso sobre como tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor

2 – Lembrete que notifica as pessoas da importância de ler uma matéria ou artigo antes de compartilhá-lo

3 – Etiqueta para perfis se autoidentificarem como automatizados, para que as pessoas saibam que estão se relacionando com robôs

4- Criação de materiais com parceiros para apoiar a alfabetização das pessoas na área digital e aumentar sua segurança, como a publicação sobre alfabetização e segurança digital, realizada com a Organização de Estados Americanos e o Manual de Segurança Digital, feito em colaboração com o InternetLab.

Além disso, vale lembrar que o Twitter proíbe a propaganda eleitoral paga na plataforma – ou seja, conteúdos com esse teor só podem ter alcance orgânico no Twitter, e não promovido. Essa política foi anunciada globalmente em 2019 e vale para o Brasil.

 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x