A série “Como denunciar fake news?” contém o passo a passo para a denúncia de informações falsas ou enganosas nas redes sociais e informações sobre o que as plataformas digitais estão fazendo para enfrentar a desinformação, especialmente as relacionadas às eleições. O conteúdo é baseado no ebook Combatendo Fake News, da organização Sleeping Giants e informações das próprias plataformas. Começamos com ‘como denunciar fake news no X’. Siga este fio semanal!
As três políticas do X (ex-Twitter) que abordam desinformação tratam de informações enganosas sobre a Covid-19, integridade cívica, e mídia sintética ou manipulada. O que estes termos mais ou menos complicados querem dizer? Que a plataforma foi desenvolvendo com o tempo algumas regras para moderar o conteúdo que nela circula, especialmente quando se trata de assuntos da pandemia, das eleições ou da democracia brasileira.
Segundo o X nos informou, a plataforma não tem como foco determinar se uma informação é verdadeira ou falsa. Eles entendem que este é o dever de diferentes atores, como agências de checagem, jornalistas, formadores de opinião, especialistas e outras pessoas com diferentes perspectivas, que participam do debate público no X.
“O foco do X é prevenir o dano potencial na vida das pessoas, atuando em conteúdos que possam enganá-las e gerar efeitos nocivos, influenciando decisões no mundo offline. Por isso, criamos regras para dar contexto ou remover da plataforma esse tipo de conteúdo” .
Depois de bastante pressão da sociedade civil, o X passou a oferecer um botão de denúncia para informações potencialmente enganosas. A empresa informa que o mecanismo está em fase de teste no país. Apesar disso é um avanço para que o usuário possa influir no que circula na rede, é o que esperamos.
- Passo a passo para denunciar fake news no X:
- Clique nos três pontinhos no canto superior direito do tweet.
- Selecione a opção “Denunciar Tweet”.
- Em seguida, clique em “As informações são enganosas”.
- Você será questionado se a informação enganosa se relaciona à política ou saúde, selecione a opção adequada ao tweet que pretende denunciar.
- Clique em ‘enviar’ e pronto!
O Twitter também permite que você denuncie publicações que contenham discurso de ódio.
O que o X vai fazer nas eleições
Para as eleições deste ano, o X renovou a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciando as seguintes iniciativas:
1 – Na busca por termos relacionados às eleições na plataforma, o primeiro resultado é uma notificação com link para a página do TSE com dados úteis sobre o processo eleitoral, como: mais informações e contexto, links úteis sobre teste de segurança das urnas eletrônicas, aviso sobre como tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor
2 – Lembrete que notifica as pessoas da importância de ler uma matéria ou artigo antes de compartilhá-lo
3 – Etiqueta para perfis se autoidentificarem como automatizados, para que as pessoas saibam que estão se relacionando com robôs
4- Criação de materiais com parceiros para apoiar a alfabetização das pessoas na área digital e aumentar sua segurança, como a publicação sobre alfabetização e segurança digital, realizada com a Organização de Estados Americanos e o Manual de Segurança Digital, feito em colaboração com o InternetLab.
Além disso, vale lembrar que o X proíbe a propaganda eleitoral paga na plataforma – ou seja, conteúdos com esse teor só podem ter alcance orgânico no Twitter, e não promovido. Essa política foi anunciada globalmente em 2019 e vale para o Brasil.