Início 9 Destaques 9 Twitter anuncia expansão do Birdwatch, projeto colaborativo contra fake news

Últimas notícias

Pexels

set 14, 2022 | Destaques, Notícias

Twitter anuncia expansão do Birdwatch, projeto colaborativo contra fake news

Pexels
COMPARTILHAR:

Em meio às denúncias de falhas na proteção de dados sensíveis, o Twitter anunciou neste início de setembro a expansão do Birdwatch, iniciativa  ainda em fases de testes cujo objetivo é adicionar notas e informações contextuais em tweets considerados falsos ou enganosos.

Serão adicionados ao projeto mil voluntários elegíveis por semana segundo a plataforma. Em seguida, será feito o monitoramento para avaliar como isso afetará as contribuições e, se necessário, os respectivos ajustes no processo.

Lançado em 2021 somente nos Estados Unidos, o projeto reúne hoje cerca de 15 mil colaboradores verificados pela própria plataforma para averiguar a veracidade dos dados publicados pelos usuários. Uma vez identificadas fake news ou desinformações, os participantes podem adicionar contextos informativos que aparecerão abaixo do tweet. 

De acordo com as pesquisas desenvolvidas pelo Twitter, as pessoas que visualizam uma nota do Birdwatch são, em média, 20% a 40% menos propensas a concordar com as informações de um tweet potencialmente enganoso em relação a alguém que viu o tweet sem qualquer informação contextual.

Espera-se que em breve as notas estejam disponíveis para até 50% dos usuários norte-americanos. Embora a iniciativa ainda esteja limitada aos EUA, a empresa tem o objetivo de expandir futuramente o projeto para outras regiões e idiomas. Mesmo assim, ainda não há previsão de início do projeto no Brasil.

“Neste momento, ainda estamos na fase piloto de teste desse recurso, com foco na qualidade das contribuições e em garantir que o Birdwatch funcione bem antes de disponibilizá-lo de forma mais ampla”, afirmou o Twitter.

O Twitter no combate às fake news

Conforme divulgou o Twitter, o Birdwatch faz parte de uma série de iniciativas que buscam combater a desinformação na plataforma, como a recente inauguração da sessão exclusiva para as eleições de 2022 e da ferramenta para denúncia de fake news sobre a pandemia de Covid-19.

Isso representa, segundo a empresa, “todo um trabalho para levar cada vez mais contexto e informação de qualidade às pessoas que usam o serviço”.

Nos últimos anos, o Twitter avançou no desenvolvimento de políticas específicas para o combate à desinformação, como a Política de Integridade Cívica publicada em outubro de 2021. Mesmo assim, alguns pontos não são trabalhados pela empresa, é o caso da moderação de declarações enganosas sobre candidatos e partidos.

Como funciona o Birdwatch

O Birdwatch tem o objetivo de se tornar uma comunidade global, colaborativa e aberta para ajudar na contextualização de tweets e manter as pessoas melhor informadas na rede social.

Para isso, recebe colaboradores usuários do próprio Twitter para escrever e ranquear notas que trazem informações contextuais. Apenas as notas consideradas úteis pelos participantes do projeto aparecerão abaixo dos tweets para os usuários da plataforma.

Os interessados podem se inscrever no site da iniciativa, mas para isso precisam atender a certos requisitos, como: ter um número de telefone verificado e de uma operadora “confiável” com sede nos EUA; não apresentar notificações recentes de violações de regras da plataforma e ter uma conta no Twitter com, pelo menos, 6 meses de duração.

Atendendo a todas essas condições, o usuário é considerado elegível para integrar o Birdwatch. Essas medidas, segundo eles, foram tomadas para impedir a participação de bots, contribuições abusivas e spam.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x