Cada plataforma tem a sua política de comunidade e as diretrizes do que pode ou não naquele espaço. Com o avanço da desinformação, regras específicas foram criadas para denunciar esse tipo de conteúdo malicioso. Para explorar essas questões, o *desinformante está publicando a série semanal “Como denunciar fake news?”. Depois de apresentar o passo a passo no Twitter, trazemos aqui o funcionamento desse mecanismo de como denunciar fake news no Facebook. O conteúdo é baseado no ebook Combatendo Fake News, da organização Sleeping Giants e informações das próprias plataformas.
A rede social possui uma política específica sobre desinformação nos padrões estabelecidos pela comunidade. O Facebook, no entanto, destaca que moderar a desinformação é diferente de regular outros tipos de discursos. “Com violência explícita ou discurso de ódio, por exemplo, nossas políticas especificam o discurso proibido, e até pessoas que discordam dessas políticas podem segui-las. No entanto, em relação à desinformação, não é possível fornecer tal linha”.
Assim, o Facebook se compromete a remover desinformação que contribui diretamente para o risco de violência ou agressão física iminente, informações falsas que possam comprometer o exercício do voto nas eleições e que tragam prejuízos à saúde das pessoas. “Apenas no Brasil já removemos mais de 1 milhão de conteúdos com desinformação grave sobre Covid-19 desde o começo da pandemia”, destacou a assessoria da Meta ao *desinformante.
Para outros conteúdos, a plataforma reafirma a parceria com agências de checagem de fatos. No Brasil a atuação é com os veículos Estadão Verifica, Agência Lupa, Aos Fatos e AFP. “Quando um conteúdo é marcado como falso por uma agência de checagem, ele tem seu alcance reduzido e recebe um rótulo identificando o post como desinformativo”, afirmou o Facebook.
Além dessa medida, a plataforma informou outras mudanças realizadas na tentativa de conter desinformação. “Mostramos um pop-up no Facebook alertando as pessoas quando tentam ‘curtir’ uma Página que compartilha com frequência informações que foram marcadas como falsas ou enganosas pelas agências de checagem parceiras da Meta. Também passamos a penalizar perfis individuais que distribuem com frequência conteúdos com desinformação, reduzindo a distribuição de todas as publicações feitas por essas pessoas nos seus feeds de notícias”.
O *desinformante testou o repositório de anúncios da Meta e constatou que algumas das especificações exigidas pelo TSE não foram adotadas, como o “acesso a informações precisas sobre os valores despendidos, o período do impulsionamento, a quantidade de pessoas atingidas e os critérios de segmentação definidos pela(o) anunciante no momento da veiculação do anúncio”.
Passo a passo para denunciar fake news no Facebook
- Acesse a publicação que deseja denunciar e clique nos três pontinhos (…) no canto superior direito da publicação;
- Selecione a opção “obter apoio ou denunciar publicação”;
- Clique na opção que melhor descreve como a publicação viola os Padrões da Comunidade. Nesse caso, selecione a opção “informação falsa”;
- Neste momento, será questionado se a informação enganosa se relaciona à política, saúde, tema social ou outros. Você deve selecionar a opção que mais se encaixa na publicação que pretende denunciar;
- Clique em “enviar” e pronto!
O que o Facebook vai fazer nas eleições
O Facebook integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral e se comprometeu, assim como outras plataformas, no combate à desinformação nas eleições de 2022. Veja algumas medidas:
- O Facebook, assim como o Instagram, criou um rótulo para postagens sobre as eleições, direcionando os usuários para o site oficial da Justiça Eleitoral. Essa medida foi tomada em 2022 e o acesso à página inicial do site do TSE já aumentou quase 10 vezes nos dois primeiros meses de 2022;
- O Facebook criou um canal de denúncias dedicado ao TSE para que a análise seja prioritária;
- A plataforma implementou, desde 2018, um rótulo de “Propagada Eleitoral” em que qualquer pessoa ou organização que queira fazer propaganda relacionada a esses temas precisa passar por um processo de autorização, confirmando sua identidade e residência no país.
“Proteger a integridade das eleições é uma das prioridades da Meta e fizemos investimentos significativos nesta área nos últimos anos. Há anos trabalhamos em colaboração com o TSE e lançamos várias iniciativas voltadas ao Brasil. Em 2022, não será diferente”, prometeu a empresa.