De amanhã, 27/4, e pelos próximos cinco dias serão realizados no Brasil, em São Paulo, quatro eventos de fôlego para o debate digital, incluindo o NetMundial+10 e o evento paralelo do G20 voltado para integridade da informação, com presença da Nobel da Paz Maria Ressa, jornalista filipina, membros da ONU e suas agências como Unesco e OCDE.
A maratona começa no sábado (27/4) com “Quando a integridade da informação encontra a integridade eleitoral: construindo uma agenda de governança de plataformas para o mega ciclo de 2024”, nome longo para um debate essencial, que terá a participação de Rodrigo Carreiro, diretor de pesquisa do Aláfia Lab, parceiro do *desinformante, e de Tatiana Dourado, secretária executiva da Sala de Articulação contra Desinformação (SAD) e diretora do Democracia em Xeque.
O objetivo é debater a construção de uma agenda sobre regulação de plataformas para o mega ciclo eleitoral de 2024, em que mais de 60 países vão às urnas.
A organização fica por conta da Global Coalition for Tech Justice, Aláfia Lab, Artigo 19, Conectas Direitos Humanos e Instituto Democracia em Xeque. Nomes brasileiros e internacionais de centros de pesquisa e organizações da sociedade civil vão trazer casos concretos das primeiras eleições do ano, os danos provocados pela desinformação, as políticas eleitorais das plataformas para uso de IA e moderação de conteúdo.
Já no domingo, dia 28 de abril, InternetLab, Global Partners Digital e Derechos Digitales promovem um evento parte da agenda #T20, que reúne thinks thanks de países do #G20. O foco do debate será o acesso a dados para pesquisadores no Sul Global. As plataformas digitais têm fechado ferramentas de acesso a dados para pesquisadores, como é o caso recente do CrowdTangle da Meta, ou encarecido o custo, como foi o caso do X (ex-Twitter).
O NETmundial+10, um fórum multissetorial global, vai promover um debate de alto nível sobre os desafios globais que envolvem o tema da governança do mundo digital, nos dias 29 e 30 de abril, também em São Paulo. A iniciativa, que ocorre dez anos após a sua primeira edição, é uma oportunidade em que se discute o aperfeiçoamento dos processos de governança em um contexto de digitalização acelerada e ascensão de novas tecnologias.
O encontro reúne representantes da Unesco, do Office of the Tech Envoy e outras Agências da ONU, bem como de governos como do Departamento de Estado dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Holanda, da Alemanha, representantes de grandes empresas tais como a Meta, da comunidade técnica – entre eles, Internet Society e ICANN. As discussões do NETmundial+10 resultam em um documento final, com recomendações concretas para o futuro do ecossistema de governança, e que representa importante referência para a comunidade global.
Já o evento paralelo promovido pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 vai enfatizar as discussões globais sobre a promoção da integridade da informação. O seminário ocorre na sequência do NetMundial +10 e vai combinar reuniões de alto nível fechadas no primeiro dia e um evento para público interessado já inscrito.
Entre as presenças confirmadas estão as de Melissa Fleming, subsecretária-Geral de Comunicações Globais das Nações Unidas, Maria Ressa, jornalista filipina ganhadora do Nobel da Paz em 2021, Elsa Pilichowski, diretora de Governança Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e Tawfik Jelassi, diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da Unesco.
Confira a agenda e mais informações sobre os eventos internacionais abaixo:
Evento: Quando a integridade da informação encontra a integridade eleitoral: construindo uma agenda de governança de plataformas para o mega ciclo de 2024
Data: 27/4
Local: São Paulo
Programação:
Painel #1: Megaciclo Eleitoral 2024: o que aconteceu até agora?
Avaliação das primeiras eleições de 2024 e o que observar destas experiências: quais foram os problemas que se repetiram? Houve alguma mudança significativa nas políticas da plataforma? Destaque para IA e moderação de conteúdo.
Palestrantes:
Perdana Karim, Centro para a Sociedade Digital
Bruna Santos, Coalizão Global pela Justiça Tecnológica
Kimal Harvey, Centro de Recursos Jurídicos
Rodrigo Carreiro, Aláfia Lab
Ritumbra Manuvie, The London Story
Moderador: Arthur Mello, Pacto pela Democracia
Painel #2: Construindo a Agenda de Integridade da Informação enquanto aprendemos a partir de 2024
Abordar os conceitos de Informação e Integridade Eleitoral com lentes do Sul Global. Discutir diretrizes e resoluções recentes.
Palestrantes:
Agneris Sampieri, Acess Now
Tatiana Dourado, Instituto Democracia em Xeque
André Boselli, Artigo 19
Dan Arnaudo, NDI
Samara Castro, Secom
Moderador: Humberto Ribeiro, Sleeping Giants
Evento: Acesso a dados para pesquisadores: garantindo abordagens que respeitem os direitos para a regulamentação de plataformas digitais – Desafios e oportunidades para a Maioria Global
Data: 28/4
Local: São Paulo
Programação: ainda não divulgada
Evento: NetMundial+10
Data: 29/4 e 30/4
Local: São Paulo
Programação: https://netmundial.br/program
Evento: Promover a integridade da informação:combatendo a desinformação, o discurso de ódio e as ameaças online às instituições públicas – Evento Paralelo G20
Data: 30/4 e 1/5
Local: São Paulo