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Georgia de Lotz - Unsplash

Twitter, WhatsApp e Telegram são campeões de desinformação no segundo turno

Georgia de Lotz - Unsplash
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WhatsApp, Telegram e Twitter foram as plataformas por onde mais circularam as principais narrativas de desinformação nos primeiros dias de campanha do segundo turno. É o que mostra o mais recente levantamento produzido pelo NetLab, que monitorou as redes até o dia 15 de outubro.

No Twitter, que apresentou o maior crescimento considerando o volume médio de mensagens por dia, o aumento de circulação de narrativas desinformativas foi de 57%, seguido pelo WhatsApp com 36% e do Telegram com 23%. Já o Youtube, Facebook e Instagram registraram, respectivamente, uma queda de 17%, 9% e 5%. Para Marie Santini, pesquisadora do NetLab, essa redução pode estar relacionada ao pico que estas plataformas apresentaram nos dias próximos à votação do primeiro turno.

O estudo analisou 5 narrativas desinformativas, classificadas por temas: “integridade eleitoral”; “valores cristãos”; “descredibilização da imprensa”; “questões socioambientais” e “gênero e família”. Essas categorias são utilizadas desde o início do monitoramento, em 15 de agosto, o que possibilitou acompanhar variações entre o primeiro e o segundo turno desses temas.

Entre alegações de fraude e apelos moralistas, a “integridade eleitoral” e os “valores cristãos” despontam como as principais pautas do segundo turno, segundo o relatório, apontando que “a relevância dos valores cristãos se dá pelo reenquadramento de outras pautas gerais da campanha permanente pela ótica e moral religiosas”.

Média de publicações por dia de narrativas desinformativas:

Plataforma1º turno2º turnoVariação
Twitter190.924299.971+57%
WhatsApp1.0021.363+36%
Telegram1.4991.846+23%
Instagram2.6152.467-5%
Facebook6.2795.682-9%
YouTube246203-17%

WhatsApp

Recortando o período de segundo turno, volume médio de mensagens por dia e por plataforma, a pesquisa aponta que no WhatsApp a discussão sobre a temática Gênero e Família quase dobrou durante o segundo turno (94%). O tema Valores Cristãos também ganhou força no segundo turno das eleições, tendo um aumento percentual de 68% no volume diário de mensagens. Integridade Eleitoral perdeu força, tendo um declínio de 23% na média de mensagens diárias.

Telegram

Narrativas ligadas aos Valores Cristãos dominam a discussão no aplicativo em ambos os turnos. No primeiro turno, o debate sobre Integridade Eleitoral foi o segundo tema mais frequente. No segundo turno, esse posto passa a ser ocupado pela discussão sobre Gênero e família.

Mensagens sobre Valores Cristãos se tornam ainda mais frequentes após as eleições, com crescimento de 64%. Já as narrativas ligadas a Gênero e família apresentaram o segundo maior crescimento percentual (51%). As outras três temáticas exibem queda no volume médio de mensagens por dia entre o primeiro e o segundo turno.

Merece atenção a diminuição de 29% das narrativas de Integridade eleitoral após o resultado positivo de Bolsonaro e a eleição de diversos nomes conservadores no Brasil.

YouTube

A discussão sobre Valores Cristãos lidera em volume total de vídeos produzidos no primeiro e segundo turnos. Questões socioambientais e Integridade Eleitoral ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares. Representam, entretanto, número bem menor de produções.

Observando a média diária de produções, o tema Integridade Eleitoral teve queda de 91% durante a campanha do segundo turno, repetindo a tendência em outras redes. O volume de produções com a temática Valores Cristãos teve pequena queda (6%) em relação ao primeiro turno, mas continuou como o principal tema na plataforma, graças à campanha permanente dos canais evangélicos.

Twitter

Discursos ligados às Questões socioambientais foram constantes no primeiro turno e ocuparam o primeiro lugar no Twitter, seguidos de perto pelas publicações sobre Integridade eleitoral. Já no segundo turno, narrativas associadas aos Valores Cristãos e às pautas de Gênero e Família viraram o jogo, com os maiores números de mensagens. 

Conteúdos sobre Valores Cristãos e Gênero e Família ganharam força no segundo turno, com crescimentos respectivos de 342% e 190%. As Questões socioambientais também foram destaque de publicações diárias, mesmo tendo caído entre o primeiro e segundo turnos (19%). 

Narrativas sobre Integridade Eleitoral e Descredibilização da imprensa diminuíram expressivamente após o domingo do primeiro turno (81% e 34%, respectivamente).

Facebook

Publicações sobre Questões socioambientais se destacam nos dois turnos pelo seu volume expressivamente superior aos outros temas. Em segundo lugar, nos dois turnos, vêm as pautas de Gênero e Família. 

A discussão sobre Integridade eleitoral, terceira mais frequente no primeiro turno, diminui drasticamente após o dia 02 de outubro. As Questões Socioambientais se mantiveram como a grande campeã de volume médio, apesar da média de publicações diárias sobre o tema ter diminuído 11%. 

Houve aumento no volume médio de publicações diárias das temáticas de Valores Cristãos (19%), Gênero e família (7%) e Descredibilização da imprensa (5%). 

Instagram

Semelhante ao Facebook, publicações sobre Questões socioambientais se sobressaem volumetricamente no primeiro e no segundo turno. Narrativas ligadas a Gênero e Família ocupam o segundo lugar do ranking temático. A Integridade Eleitoral e os Valores Cristãos não encontram a mesma relevância que alcançam em outras plataformas. 

A temática da Integridade Eleitoral apresenta a maior queda percentual entre os turnos (68%). Após as eleições, cresce o volume médio de publicações diárias referentes a Gênero e Família (8%), Valores Cristãos (32%) e Descredibilização da imprensa (34%). 

Narrativas ligadas às Questões socioambientais diminuem em 8% no volume diário do primeiro pro segundo turno, mas se mantêm no grupo temático mais expressivo.

O que dizem as plataformas

Ainda na noite do dia 25, o Twitter encaminhou nota dizendo que não teve acesso ao estudo em tempo hábil, por isso não pode comentá-lo. “O Twitter tem uma série de iniciativas em andamento para proteger as conversas sobre as eleições, como a aplicação da Política de Integridade Cívica, que está em vigor no Brasil desde abril e prevê atuação contra narrativas que possam prejudicar o andamento das eleições, como conteúdos enganosos sobre como e quando votar, confiabilidade das urnas e legitimidade dos resultados das eleições. O Twitter também vem implementando ferramentas para facilitar o acesso a contexto confiável e o consumo de informações de qualidade no serviço.”

O WhatsApp, por sua vez, informou que: “ao longo dos anos, o WhatsApp tem implementado diversas melhorias no produto para reduzir a viralização de mensagens e contribuir para a integridade das eleições no Brasil (Veja aqui). Quando o WhatsApp introduziu limites adicionais para o encaminhamento de mensagens em abril de 2020, a plataforma viu imediatamente uma redução de 70% na viralidade. Desde então, a viralidade na plataforma manteve a tendência de queda. Além disso, em maio de 2022, foi implementado um novo limite de encaminhamento de mensagens para grupos que trouxe uma redução de aproximadamente 20% (encaminhadas a grupos) no número de mensagens encaminhadas com frequência, por usuário, enviadas para grupos no WhatsApp globalmente e inclusive no Brasil. Agora, para reforçar o combate à desinformação na reta final das eleições e ampliar o acesso à informações confiáveis, o aplicativo lança uma campanha de marketing que está sendo veiculada a partir de hoje (26 de outubro) nos principais veículos da imprensa nacional. A peça (abaixo) destaca a importância de não compartilhar informações falsas e dá visibilidade para as organizações de checagem de fatos brasileiras que mantêm contas oficiais no aplicativo.”

Os demais posicionamentos serão publicados quando recebidos.

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