Início 9 destaques 9 TSE desbloqueia contas de deputados da extrema direita e mantém suspensa a de Zambelli

Últimas notícias

Agência

TSE desbloqueia contas de deputados da extrema direita e mantém suspensa a de Zambelli

Agência
COMPARTILHAR:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou, ontem, a reativação das contas nas redes sociais dos deputados Vitor Hugo (PL-GO) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), e os eleitos Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), suspensas por postagens atacando o sistema eleitoral. A deputada Carla Zambelli (PL-SP) continua com as contas bloqueadas. O ministro fixou uma multa diária de R$ 20 mil caso eles voltem a divulgar conteúdos falsos sobre o processo eleitoral.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) anunciou o retorno na tarde de ontem (8/12).  Sua conta havia sido suspensa no âmbito da investigação do “Inquérito das Fake News”, que segue em sigilo no Supremo Tribunal Federal.

Antes de ter suas contas suspensas, a deputada Bia Kicis fez ao menos onze posts que contestavam o processo eleitoral, antes mesmo do primeiro turno das eleições.  O dado é de um levantamento feito pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio Letícia Capone e Marcelo Alves, divulgado pelo jornal O Globo

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que também teve suas contas suspensas por divulgação de desinformação e acusações, sem provas, contra a integridade do sistema eleitoral brasileiro, segue sem acesso a elas.

No início desta semana, Moraes negou um pedido da defesa da deputada para desbloquear as redes sociais da parlamentar. Na decisão, ele afirmou que, mesmo sem poder usar as plataformas, a parlamentar segue divulgando conteúdos mentirosos contra a democracia. “Não há como ser deferida a pretensão de reativação das redes sociais da requerente porque a finalidade dela é de desestabilizar as instituições e pugnar por ato criminoso”, escreveu.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x