Início 9 destaques 9 Transparência Eleitoral indica acirramento da violência, mas redução da desconfiança nas urnas

Últimas notícias

Tomaz Silva/Agência Brasil

Transparência Eleitoral indica acirramento da violência, mas redução da desconfiança nas urnas

Tomaz Silva/Agência Brasil
COMPARTILHAR:

A organização Transparência Eleitoral Brasil divulgou o primeiro boletim relativo à votação no segundo turno das eleições destacando a normalidade na abertura das seções eleitorais. A TEB é uma organização não governamental que tem como princípio o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil.

O relatório destacou o acirramento político do segundo turno em relação ao primeiro. “O quadro contou com um acirramento de ânimos entre as candidaturas à presidência, a partir de episódios de violência envolvendo apoiadores de uma das candidaturas conhecidas do grande público”, além disso, indicou a intensa disseminação de desinformação, “que terminaram por exigir uma atuação maior da autoridade eleitoral, no caso o Tribunal Superior Eleitoral, principalmente no tema da propaganda eleitoral”, apontou o relatório.

A TEB também pontuou as ofensivas contra pesquisas eleitorais e a desconfiança contra o processo eleitoral. Para a organização, apesar de ataques às urnas continuarem circulando nas redes, o discurso aparentemente perdeu força com os “resultados dos testes de integridade que foram realizados em todo o país, além da atuação de diversas entidades fiscalizadoras e das missões de observação eleitoral tanto nacionais quanto internacionais”.

Sobre o segundo turno, a organização indicou que em todos os locais observados houve a emissão da zerésima e que todas as mesas foram abertas dentro do horário estipulado pelo TSE. Entre os problemas encontrados, a TEB indicou a presença de filas no exterior, além de 4 casos em que as urnas apresentaram problemas. Ao todo são 87 observadores que acompanham seções eleitorais Brasil e mundo afora.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x