COMPARTILHAR:

O jornal norte-americano The New York Times está processando a OpenAI e a Microsoft, desenvolvedoras do ChatGPT e do Bing respectivamente, por violarem direitos autorais ao utilizarem artigos e notícias do veículo para treinarem seus modelos de Inteligência Artificial. De acordo com a ação, instaurada na quarta-feira (26), o jornal alega que as corporações de tecnologia “buscam se aproveitar do enorme investimento do Times em seu jornalismo, utilizando-o para criar produtos sem permissão ou pagamento”.

O veículo estima em bilhões de dólares os danos sofridos e pede uma indenização, cujo valor não foi revelado. Além disso, o jornal pede que as empresas não utilizem mais seus conteúdos noticiosos para treinar os sistemas inteligentes. Com a popularização de tecnologias como ChatGPT, o The New York Times já tinha aderido ao bloqueio dos mecanismos de rastreamento de dados da OpenAI, impedindo que a empresa colete de maneira automatizada as informações publicadas pelo jornal.

De acordo com o Times, tentativas de diálogo extrajudicial foram realizadas, mas sem consenso. “O Times é a primeira grande organização de mídia americana a processar as empresas, as criadoras do ChatGPT e de outras plataformas populares de IA, por questões de direitos autorais associadas aos seus trabalhos escritos”, publicou o jornal nesta quinta-feira (27).

COMPARTILHAR: