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jul 17, 2023 | destaques, geral, notícias

Na Noruega, Instagram e Facebook não poderão direcionar publicidade com base no comportamento do usuário

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De acordo com documento obtido pelo site Politico, a Autoridade Norueguesa de Proteção de Dados ordenou que, a partir de agosto, a Meta parasse de exibir, no Instagram e no Facebook, publicidade personalizada com base nas atividades online e localizações estimadas dos usuários do país. Essa proibição irá durar por três meses, prazo permitido pela legislação europeia para decisões nacionais em “caso de urgência”.

Durante este período as plataformas ainda poderão direcionar publicidade aos usuários da Noruega com base nas informações que estão disponíveis na seção “sobre” dos perfis. Caso descumpra, a big tech está sujeita a multa diária de 1 milhão de coroas norueguesas, que corresponde a cerca de € 89,5 mil.

Segundo o Politico, essa proibição temporária na Noruega pode ser suspensa caso a Meta encontre uma forma de processar dados pessoais legalmente e dê aos usuários a opção de não receber publicidade baseada no rastreamento de suas atividades e localização. 

Essa decisão vem logo após a Corte de Justiça da União Europeia dar ganho de causa ao órgão regulador de mercado da Alemanha numa ação que corre desde 2019 contra a Meta por abusos de privacidade e concorrência de mercado. A decisão foi considerada um marco importante na defesa de proteção de dados no bloco econômico e pode influenciar diretamente no modelo de negócios da plataforma.

Em resposta, Matt Pollard, porta-voz da Meta, disse que a empresa irá revisar a decisão da Noruega e que não há impacto imediato nos serviços das plataformas.

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