Início 9 Destaques 9 Manchetes falsas com resultados fora do Brasil circulam nas primeiras horas

Últimas notícias

reprodução Lupa

Manchetes falsas com resultados fora do Brasil circulam nas primeiras horas

reprodução Lupa
COMPARTILHAR:

Ainda na manhã deste domingo (2), circularam pelas redes duas manchetes jornalísticas anunciando a vitória do candidato Jair Bolsonaro (PL) com a maioria dos votos em Nagoia, no Japão, e na Nova Zelândia. Ambos conteúdos foram confirmados como falsos pela agência de checagem Lupa.

Um dos prints compartilhados na Internet, com o logo e a identidade visual da revista Veja, afirmava que Bolsonaro tinha conquistado 93% dos votos na cidade japonesa. Como aponta a agência, a reportagem é antiga e foi publicada em 28 de outubro de 2018, durante o segundo turno das eleições presidenciais daquele ano.

Outra imagem trazia um recorte do site da Jovem Pan noticiando a reeleição do candidato do Partido Liberal na Nova Zelândia com 99% dos votos. A peça, na verdade, tinha o título e a linha de apoio adulterados. A publicação original, ainda segundo a Lupa, foi publicada no sábado (01) às 16h49, anunciando o início das eleições no país.

Por conta do fuso horário, países da Oceania e da Ásia encerram as votações antes mesmo do início do horário oficial em território brasileiro. Em cada nação, o pleito eleitoral se estende das 8h às 17h na hora local, como acontece no Brasil.

No Japão, por exemplo, a eleição seguiu até às 5h da manhã, no horário de Brasília. Com isso, também circularam nas redes sociais e aplicativos de mensagens imagens dos boletins emitidos pelas urnas em Tóquio, como também nas cidades chinesas de Pequim e Xangai.

Apesar de serem dados possivelmente verdadeiros, disponibilizados e fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, o resultado oficial será anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto com a apuração dos votos gerais a partir das 17h (horário de Brasília).

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x