A Cúpula do Futuro foi aberta neste domingo (23), na sede das Organizações das Nações Unidas, em Nova Iorque. A cúpula debate temas e propõe compromissos entre as nações para o futuro e vem se destacando como um momento importante nas discussões sobre os temas digitais já que deve ser assinados o Pacto pelo Futuro e o Pacto Digital Digital.
A sessão de abertura contou com discursos do secretário-geral da ONU, Antonio Guterrez, e de presidentes de países membros. Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que “o Pacto Global Digital é um ponto de partida para uma governança digital inclusiva que reduza as assimetrias e mitiguem impactos das tecnologias como a inteligência artificial”. Ele destacou, no entanto, que o Sul Global segue subrepresentado em discussões sobre a governança global. Já o secretário geral da ONU, Antonio Guterrez, ressaltou a importância do Pacto Digital Global como um primeiro acordo mundial em torno dos temas digitais.
O longo processo de construção do Pacto Digital Global tem sido controverso, já que há uma dificuldade de inclusão de uma série de pontos relacionados a demandas da sociedade civil e governos de alguns países. Nestes últimos dias de negociação em torno do texto, que deve ser assinado durante a Assembleia Geral da ONU, tem havido movimentações de alguns países para enfraquecer o texto.