Início 9 Destaques 9 Sul global ganha destaque na lista de participantes da força-tarefa sobre digital do T20

Últimas notícias

jan 23, 2024 | Destaques, Notícias

Sul global ganha destaque na lista de participantes da força-tarefa sobre digital do T20

COMPARTILHAR:

Nesta segunda-feira (22), foi anunciado o nome dos 21 integrantes que vão compor a força-tarefa de Transformação Digital Inclusiva do T20 (Think Tanks 20), grupo de engajamento multissetorial com participação do setor privado, da academia, instituições e organizações dos países que formam o G20. A lista de participantes (descrita no final da matéria) possui forte presença de pessoas dos países do Sul Global, com 8 representantes brasileiros.

Bruno Bioni, diretor do Data Privacy e um dos líderes da força-tarefa junto com Anirban Sarma, da organização indiana Observer Research Foundation, explica que a seleção dos participantes buscou considerar critérios de diversidade regional com o objetivo de formar um grupo que fosse representativo do G20. Cada uma das subtrilhas da força tarefa – são seis ao total – são coordenadas por um representante de um país do Sul Global.

Diversidade de gênero e raça, além de experiência prévia em processos internacionais e em redes multilaterais, também foram levados em consideração na escolha dos participantes. “Estamos bastante contentes porque conseguimos colocar uma representação em pé de igualdade do Norte e do Sul Global, mas, sobretudo, também procurando assegurar o protagonismo de pessoas que têm uma visão sobre as particulares e desafios de pensar uma transformação digital que seja inclusiva na parte majoritária do mundo”, comenta Bioni.

Ainda de acordo com Bioni, a presidência do Brasil no G20 neste ano, logo após a Índia em 2023 e antecedendo a África do Sul em 2025, marca um momento único, em que os países líderes dos recentes encontros não estão localizados no Norte Global. “A ideia é justamente a gente dar uma continuidade a esse olhar mais especializado sobre o que significa transformação digital nessa parte específica do globo [Sul Global], porque muitas vezes esses processos de digitalização podem amplificar a exclusão ao invés de gerar inclusão”.

Os membros da força-tarefa terão o trabalho de analisar, discutir e sumarizar as recomendações de políticas públicas – também chamadas de policy briefs – sobre a pauta digital que forem recebidas pelo T20 para a elaboração de uma declaração final a ser enviada aos membros do G20. O prazo para o envio das recomendações se encerra já no próximo dia 29 e pode ser feito neste site.

Além disso, o grupo também prevê a realização de eventos paralelos às reuniões oficiais durante o primeiro semestre deste ano com a participação de diferentes organizações, não necessariamente restritas aos membros da força-tarefa. Como explica Bioni, dessa forma, será possível criar um “canal de diálogo e de comunicação contínuo” com os agentes decisórios de governo, levando até eles os pontos debatidos e sugeridos pela força-tarefa. Um formulário está disponível para organizações que quiserem sugerir eventos na temática.

T20 no Brasil

O Think Tank 20 (T20) é um dos diversos grupos de engajamento paralelos ao G20 que reúne representantes de diferentes setores, como centros de pesquisa e organizações da sociedade civil, para debater e refletir sobre pontos importantes para o bloco dos países envolvidos. O T20 no Brasil é coordenado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O grupo é dividido em 6 diferentes forças-tarefas que tratam de assuntos como o combate à desigualdade social e econômica, mudanças climáticas e governança global. A força-tarefa 5, que trata sobre Transformação Digital Inclusiva, tem o objetivo de impulsionar as inovações digitais para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, garantindo ao mesmo tempo a inclusão e considerações éticas. 

A seguir, confira a lista de integrantes que compõem a força-tarefa 5 de Transformação Digital Inclusiva e suas respectivas subtrilhas:

1. Inclusão Digital e Conectividade Universal Significativa

  • Alison Gillwald – Research ICT Africa
  • Alexandre Barbosa – CETIC.br
  • Christian Kastrop – Global Solution Initiative

2. Transformação Digital e Plataformização de Serviços Públicos

  • Astha Kapoor – Aapti Institute
  • Caroline Khene – Institute of Development Studies
  • Carolina Rossini – Datasphere

3. Integridade Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança

  • Teki Akuetteh – Africa Digital Rights Hub
  • Luca Belli – CTS
  • Gabriela Zanfir – Future of Privacy Forum

4. Novas tecnologias digitais para ODS e Trabalho Decente

  • Celina Bottino – ITS Rio 
  • TBC
  • Ramiro Albrieu – Red Sur

5. Desafios, Oportunidade e Governança de Inteligência Artificial

  • Edson Prestes – UFRGS / Phi Robotics Research Group
  • Stephanie Ifayemi – Partnership on AI
  • Adeboye Adegoke – Paradigm Initiative 

6. Governança Digital Global e Regulação de Plataformas Digitais

  • Anita Gurumurthy – IT for Change
  • Fernanda Martins – InternetLab 
  • Maria Paz Canales – Global Partners Digital
COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x