COMPARTILHAR:

A Federal Communications Commission, que regula as telecomunicações e radiodifusão nos Estados Unidos, está em campanha para tentar banir as ligações automáticas com o uso de áudios feitos com Inteligência Artificial antes que sejam realizadas as eleições presidenciais de 2024, marcadas para o dia 5 de novembro. O órgão afirma que uma lei existente já proíbe chamadas de voz artificiais para telefones residenciais.

Em comunicado à imprensa, a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, afirmou que a clonagem de voz e imagens geradas por IA já está semeando confusão e enganando os consumidores no país. “É por isso que a FCC está a tomar medidas para reconhecer esta tecnologia emergente como ilegal ao abrigo da legislação existente”, declarou.

De acordo com a FCC, o banimento das chamadas com deepfakes toma como base a Lei de Proteção ao Consumidor Telefônico, de 1991, que proíbe a realização de chamadas de voz artificiais ou pré-gravadas para linhas telefônicas residenciais. A agência também afirmou que novas ferramentas serão aplicadas para identificar os malfeitores.

Recentemente, eleitores de New Hampshire receberam uma chamada com uma voz que aparentava ser a do presidente Joe Biden. Na ligação, o áudio falso desencorajava os eleitores democratas a irem votar nas eleições primárias. A Procuradoria Geral do estado afirmou que o ato foi um “tentativa ilegal” de pertubar o pleito em New Hampshire.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x