A Meta, detentora do Facebook, anunciou que o Assistente de Moderação da rede social ganhou atualizações para ajudar os criadores de conteúdo a gerenciarem as conversas que surgem nas próprias postagens. A seção de comentários é considerada um dos espaços mais frutíferos para desinformação dentro das redes sociais.
Por meio das novas ferramentas, lançadas em comemoração ao dia da Internet Segura, no 7 de fevereiro, os usuários agora poderão pesquisar comentários nas publicações por palavra-chave, incluindo emojis, nomes de comentadores e data. Também será possível realizar ações em massa como curtir e ocultar mensagens de uma vez só.
Além disso, foi disponibilizado um painel com as estatísticas de moderação, na qual aparecem as ações realizadas pelo perfil, como o número de comentários ocultos nos últimos 30 dias e os critérios estabelecidos previamente pelo dono da conta para tais ações.
Como noticiado pelo *desinformante, a seção de comentários em redes sociais são espaços utilizados frequentemente por usuários para o compartilhamento de desinformação e de discurso de ódio. Uma pesquisa de 2021 identificou que de 5 comentários postados no Facebook, um deles continha informações errôneas sobre vacinas contra Covid-19 ou sobre a própria pandemia.
O Assistente de Moderação (Moderation Assistant, em inglês) foi disponibilizado no segundo semestre do ano passado para perfis profissionais e administradores de páginas no Facebook. Por meio dele, é possível, por exemplo, estabelecer parâmetros para a remoção automática de comentários em publicações e gerenciar as conversas bloqueadas.
De acordo com o Facebook, o usuário pode ocultar comentários de pessoas que não possuem fotos de perfil, não têm amigos ou seguidores, criaram a conta há uma semana ou tiveram pelo menos três comentários denunciados/excluídos.
Publicações com links, imagens, vídeos, linguagem ofensiva e palavras-chaves personalizadas também podem ser bloqueadas automaticamente. Os comentários bloqueados, porém, ainda são visíveis para a pessoa que o escreveu e os seus respectivos amigos dentro da plataforma.