Início 9 destaques 9 Oito empresas de tecnologia se comprometem a criar IAs éticas

Últimas notícias

@thiagoilustrado

Oito empresas de tecnologia se comprometem a criar IAs éticas

@thiagoilustrado
COMPARTILHAR:

Oito empresas de tecnologia se comprometeram a colaborar com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na construção e no desenvolvimento ético e responsável de sistemas de Inteligência Artificial. O acordo inédito foi fechado nesta segunda-feira (5/2), durante o segundo Fórum Global de Ética em IA, realizado na Eslovênia, que tem o objetivo de discutir o futuro da governança dos sistemas inteligentes.

Assinaram o acordo as empresas: Microsoft, Salesforce, Telefónica, Mastercard, Lenovo Group, LG AI Research, GSMA e INNIT. Com isso, elas deverão desenvolver seus sistemas de IA seguindo os valores e princípios recomendados pela organização, garantindo, por exemplo, a construção de padrões de segurança para identificar e mitigar os efeitos adversos causados pelos seus produtos.

“Estamos dando mais um passo importante ao obter um comprometimento concreto das empresas tecnológicas globais. Apelo a todas as partes interessadas no setor de tecnologia para que sigam o exemplo destas primeiras oito empresas”, afirmou Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.

Na carta divulgada, as corporações reconheceram os riscos e danos associados às IAs, como a possibilidade do aumento das desigualdades e a difusão de desinformação, discurso de ódio e violência. Com isso, elas se comprometeram a realizar diligências e implementar medidas de prevenção e mitigação de riscos conforme as legislações nacionais. Testes e ajustes contínuos em ferramentas já lançadas também foram prometidos pelas empresas.

“Reconhecemos que, como empresas que desenvolvem, utilizam, compram e vendem estas tecnologias emergentes, temos a responsabilidade de garantir que os nossos produtos cumprem as normas de segurança e cumprem os princípios e valores essenciais estabelecidos pela Unesco”, trouxe o documento. A carta de compromisso pode ser lida, em inglês, neste link.

Em dezembro passado, a Microsoft e a Telefónica foram anunciadas como co-presidentes do Conselho Empresarial de Ética em IA, criado pelo organismo da ONU. O grupo tem o objetivo de contribuir no reforço das capacidades técnicas para ética em IA, concebendo e implementando ferramentas de avaliação de impactos exigidas pelo documento de recomendação.O segundo Fórum Global de Ética em IA termina hoje (6/2) e reuniu representantes multissetoriais – como representantes governamentais, pesquisadores, empresas e organizações da sociedade civil – para compartilhar conhecimentos e boas práticas sobre governança da IA a nível global, regional e nacional.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x