Acompanhe aqui as últimas sobre Inteligência Artificial e desinformação | Conteúdo Especial *Desinformante
Tá entrando agora no universo da Inteligência Artificial?
Preparamos esta nova seção no site para te ajudar nesse caminho. Vamos sintetizando o que de mais importante tem acontecido em relação ao tema no Brasil e no mundo. Afinal, o que é inteligência artificial? E como os processos de (des)informação são afetados por ela? Quais os desdobramentos no jornalismo? Quais os impactos sociais dela? Quais tentativas de regulação vem sendo projetadas e implantadas dentro e fora do nosso país?
IA | Últimas Notícias
Documento do G20 sobre a pauta digital será apresentado hoje: confira o que vai ser destaque
Nesta semana, o Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 (DEWG, na sigla em inglês) se reuniu na cidade de Maceió (AL), para a quarta e última rodada de conversas antes da cúpula que reunirá os líderes globais na cidade do Rio de Janeiro em novembro. Integridade...
Qual o cenário de regulação sobre IA na América Latina?
Embora a regulação de IA ainda seja incipiente mundo afora, vários países da América Latina já debatem o tema em suas casas legislativas. A organização internacional Access Now mapeou as propostas para regular IA em oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,...
Cresce uso de reconhecimento facial em grandes eventos no Brasil
No dia 4 de maio deste ano, as areias de Copacabana foram tomadas por milhares de pessoas que se apertaram para assistir o último show da turnê da Madonna. A rainha do Pop, mesmo a mais de dois metros acima da multidão, não conseguiria olhar de volta para cada um dos...
Regulação de IA volta ao Senado com forte pressão da indústria
Depois de quase dois meses sem atualizações, o projeto brasileiro de regulação de Inteligência Artificial, o Projeto de Lei 2338/2023, voltou ao centro dos debates no Senado ainda sob forte pressão do setor empresarial. Na tarde desta quarta-feira (4), a Comissão...
ANPD libera Meta para usar dados dos brasileiros no treinamento de IA
A Autoridade Nacional de Proteção à Dados (ANPD) suspendeu nesta sexta-feira (30) a restrição que tinha imposto a Meta, em julho, proibindo a empresa de coletar dados dos usuários brasileiros para treinar sistemas de Inteligência Artificial. A big tech se comprometeu...
IA | Últimas Notícias
Tá entrando agora no universo da IA?
Preparamos esta nova seção no site para te ajudar nesse caminho. Vamos sintetizando o que de mais importante tem acontecido em relação ao tema no Brasil e no mundo. Afinal, o que é inteligência artificial? E como os processos de (des)informação são afetados
por ela? Quais os desdobramentos no jornalismo? Quais os impactos sociais dela? Quais tentativas de regulação vem sendo projetadas e implantadas dentro e fora do nosso país?
Vem com a gente, que o *desinformante explica!
IA e desinformação | Principais temas relacionados
Inteligência Artificial e Jornalismo
Inteligência Artificial e Democracia
Regulação de Inteligência Artificial
Inteligência Artificial e Educação
Impactos Sociais da Inteligência Artificial
Pesquisas sobre Inteligência Artificial
Inteligência Artificial e Trabalho
Inteligência Artificial e Jornalismo
Regulação de Inteligência Artificial
Impactos sociais da Inteligência Artificial
Inteligência Artificial e Trabalho
Inteligência Artificial e Democracia
Inteligência Artificial e Educação
Pesquisas sobre Inteligência Artifical
IA |Ligeiras
Curtinhas sobre IA do *desinformante para você
Depois do Google, Microsoft também promete atenção às vítimas de deepnudes
publicado em: set. 12, 2024
Com o avanço das tecnologias de IA generativa que criam imagens pornográficas sem consenso, as empresas do setor estão se organizando para dar mais atenção às possíveis vítimas desses casos. No início deste mês, a Microsoft também se comprometeu a limpar dos resultados de busca do Bing os conteúdos de deepnudes que forem sinalizados. Em agosto, o Google anunciou medidas semelhantes.
A empresa anunciou uma parceria com a organização StopNCII para usar mecanismos que facilitem a identificação e remoção desses conteúdos sintéticos. Também são parceiras da StopNCII a Meta, TikTok, Snapchat, Reddit, PornHub e OnlyFans. A Microsoft também afirmou que já tomou medidas em relação a 268 mil imagens explícitas até o final de agosto utilizando o banco de dados da organização.
Com informações do TechCrunch.
Funcionários da OpenAI e Anthropic assinam carta a favor de regulação de IA da Califórnia
publicada em: set. 12, 2024
Mais de 120 funcionários e ex-funcionários das grandes empresas de Inteligência Artificial, como OpenAI, Anthropic, Google e Meta, assinaram uma carta a favor da regulação de IA que está em desenvolvimento atualmente na Califórnia, nos Estados Unidos. O coletivo argumenta que os modelos mais poderosos podem em breve representar “riscos severos”, com a possibilidade de expansão de armas biológicas e ataques cibernéticos.
“É viável e apropriado que empresas de IA de ponta testem se os modelos de IA mais poderosos podem causar danos severos, e implementem salvaguardas razoáveis contra tais riscos”, traz a carta.
A lei 1047 cria regras para que as empresas sigam antes do lançamento dos produtos de IA e está atualmente esperando a aprovação do governador do estado, após ser aprovada na Câmara e no Senado locais. O projeto está causando controvérsias no setor da região, com empresas e executivos contra e a favor da aprovação do texto.
Com informações da Axios.
Estudo mostra que pessoas confiam excessivamente em IAs para decisões de vida ou morte
publicado em: set. 12, 2024
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da California Merced, concluiu que os humanos estão depositando confiança excessiva na Inteligência Artificial para orientar suas escolhas em decisões de vida ou morte.
O experimento buscou simular situações em que o voluntário deveria escolher quais alvos, classificados entre inimigos e aliados, teriam que ser assassinados por meio de um ataque de drone. A IA, então, dava uma opinião sobre a validade dos alvos. Mesmo sendo informados sobre a falibilidade dos sistemas autônomos, dois terços dos sujeitos permitiram que suas decisões fossem influenciadas pela IA.
“Como sociedade, com a IA acelerando tão rapidamente, precisamos nos preocupar com o potencial de excesso de confiança”, disse o pesquisador principal, Professor Colin Holbrook, membro do Departamento de Ciências Cognitivas e da Informação da UC Merced.
Com informações do The Engineer.
OpenAI e Anthropic permitem que EUA teste novos modelos de IA
publicado em: set. 6, 2024
Duas das maiores empresas de Inteligência Artificial, OpenAI e Anthropic, concordaram em disponibilizar seus sistemas para que o Instituto de Segurança de IA dos Estados Unidos teste-os antes do lançamento ao público. A iniciativa, que é resultado da ordem executiva emitida pelo presidente Joe Biden ano passado, busca identificar e avaliar possíveis riscos à segurança e aos direitos dos cidadãos norte-americanos.
O instituto, sediado no Departamento de Comércio do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), disse em um comunicado à imprensa que terá “acesso aos principais novos modelos de cada empresa antes e depois de seu lançamento público”. “Estamos felizes por termos chegado a um acordo com o US AI Safety Institute para testes de pré-lançamento de nossos futuros modelos”, escreveu o CEO da OpenAI, Sam Altman, em um post no X.
Com informações da CNBC.
Austrália elenca 10 princípios-chave para desenvolvimento de IA
publicado em: set. 6, 2024
Apesar de ainda não ter uma regulação de Inteligência Artificial vigente, a Austrália anunciou nesta quarta-feira (4) um conjunto de 10 diretrizes para o desenvolvimento seguro e ético da tecnologia no país. Os princípios são voluntários e tratam de gestão de riscos, transparência, supervisão humana e justiça para garantir que os sistemas de IA operem de forma segura e equitativa. Os padrões utilizam como referência modelos internacionais, como o desenvolvimento pela União Europeia, e devem orientar políticas governamentais futuras.
X deixará de usar dados dos usuários europeus para treinar IA
publicado em: set. 6, 2024
O X (antigo Twitter) fechou acordo com a União Europeia para suspender definitivamente o uso dos dados dos usuários do bloco econômico no treinamento do Grok, a Inteligência Artificial generativa da rede social. O anúncio foi feito nesta semana pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC na sigla em inglês). O uso dos dados já estava paralisado desde agosto.
No comunicado divulgado, a entidade da UE afirmou que havia desistido de seguir com procedimentos judiciais contra o X após a empresa aceitar cumprir os termos do compromisso firmado no mês passado. "Agora é um compromisso permanente" por parte do X, declarou à AFP o chefe de comunicação da comissão, Graham Doyle.
Segundo a DPC, a rede social utilizou os dados pessoais de seus usuários europeus entre 7 de maio e 1º de agosto, um uso "ilegal" que foi denunciado em oito países europeus, indicou uma contagem da associação austríaca Noyb.
Com informações da Folha.