OLHO NOS DADOS

Pesquisas e Monitoramento

  • Violência política e eleitoral no Brasil

    O estudo analisou o período entre 2 de setembro de 2020 e 2 de outubro de 2022, onde foram mapeados 523 casos ilustrativos de violência política envolvendo 482 vítimas entre representantes de cargos eletivos, candidatos/as ou pré-candidatos/as e agentes políticos no Brasil.

    Foram registrados 54 assassinatos, 109 atentados, 151 ameaças, 94 agressões e 104 ofensas, além de 6 casos de criminalização e 5 de invasão. Apenas no período eleitoral, até o primeiro turno, entre 1 de agosto e 2 de outubro de 2022, 121 casos de violência política foram registrados, praticamente, dois casos de violência política por dia.

    Apenas o ano de 2022 já registra 247 casos – ou seja, um caso de violência política é registrada a cada 26 horas.

    Acesse a íntegra aqui.

  • Monitoramento Telegram

    • O presente relatório analisou o funcionamento de grupos e canais do Telegram, no período entre 19 e 25 de setembro de 2022

    • Fraude eleitoral: entre as mensagens mais compartilhadas, algumas abordavam diferentes informações infundadas sobre fraude eleitoral. Além disso, houve um aumento de 74% no conteúdo sobre pesquisas eleitorais e 72% sobre procedimentos de votação e apuração.

    • Circulação de informações marcadas pelas plataformas como falsas: links do Facebook e Instagram, marcados pelas próprias plataformas como “conteúdo falso” foram compartilhados dentro do Telegram.

  • Irregularidades e Opacidades nos anúncios do Google

    • De 4.350 propagandas políticas exibidas no Google,  3.098 (71,21%), não têm o CNPJ do anunciante (ou este está ilegível), e/ou a expressão “propaganda eleitoral” está ausente.

    • 36 anúncios que podem configurar conteúdo desinformativo, propaganda negativa, discriminação de raça ou de gênero publicados no Google durante as duas primeiras semanas do período oficial da campanha eleitoral. 

    • 31 casos de conteúdos políticos impulsionados por empresas, pessoas  ou fundações se aproveitaram da ambiguidade nos formatos dos anúncios para promover ou atacar candidatos.

    Veja o estudo completo aqui.

Esta seção tem como objetivo manter você atualizado sobre as últimas pesquisas e monitoramentos sobre desinformação eleitoral.

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    Instituições e Organizações

    Diversas organizações e instituições, além de pesquisadores acadêmicos e independentes estão preocupados com os problemas que a desinformação pode acarretar no processo elitorial brasileiro, em 2022. O *Desinformante está sempre acompanhando o trabalho deles.
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