Início 9 destaques 9 Desinformação é o risco global mais grave dos próximos 2 anos, aponta Fórum Econômico Mundial

Últimas notícias

reprodução página Fórum Econômico Mundial

jan 11, 2024 | destaques, notícias

Desinformação é o risco global mais grave dos próximos 2 anos, aponta Fórum Econômico Mundial

reprodução página Fórum Econômico Mundial
COMPARTILHAR:

O Fórum Econômico Mundial elegeu a desinformação como o risco global mais grave a ser enfrentado nos próximos dois anos pela comunidade internacional. De acordo com o Relatório de Riscos Globais 2024, publicado nesta quarta-feira (10) pela organização internacional, as práticas desinformativas, principalmente neste ano em que mais de 50 países realizarão eleições, poderão ampliar a polarização política e minar a legitimidade de governos recém-eleitos, levando a protestos violentos, confrontos civis e até ataques terroristas.

Além das questões eleitorais, o fórum também aponta o impacto negativo que a desinformação traz no debate público em geral, principalmente nas questões envolvendo saúde pública e justiça social. Isso pode levar os governos a responderem com censura e controle do fluxo da informação, tomando como base o que consideram ser verdadeiro. “As liberdades relacionadas à Internet, à imprensa e ao acesso a fontes mais amplas de informação, que já estão em declínio, correm o risco de caírem em mais repressões em diversos países”, trouxe o relatório.

Esse cenário, de acordo com o documento, é impulsionado pela popularização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial que não precisam mais de conhecimento técnico profundo para serem utilizadas. Dessa forma, o usuário consegue criar mídias sintéticas de maneira mais rápida e fácil. “Conteúdos sintéticos vão manipular indivíduos, prejudicar economias e fraturar sociedades de diversas formas nos próximos dois anos”, alerta a organização.

Além da desinformação, o ranking dos riscos mais graves nos próximos dois anos ainda conta com eventos climáticos extremos e polarização social no segundo e terceiro lugar respectivamente. Insegurança cibernética e conflitos armados interestaduais ocupam a quarta e quinta colocação. Quando considerado o cenário dos próximos 10 anos, a desinformação é o quinto maior risco. Ao tratar dos riscos de maneira geral, o fórum afirma que “estratégias locais, que alavancam investimentos e regulações, são críticas para reduzir o impacto dos riscos globais”. 

O Relatório de Riscos Globais explora os riscos mais severos que a comunidade internacional irá enfrentar na próxima década, levando em consideração o contexto de rápido desenvolvimento tecnológico, incerteza econômica, aquecimento global e conflitos internacionais. O ranking foi desenvolvido a partir da Pesquisa Global de Percepção de Riscos (GRPS, na sigla em inglês), que entrevistou 1.500 especialistas internacionais da academia, de empresas, governos e sociedade civil entre os dias 4 de setembro e 9 de outubro de 2023. O documento pode ser acessado em inglês aqui.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x