Um serviço que recebe denúncias por meio do WhatsApp sobre desinformações circulando neste processo eleitoral. É assim que funciona o Confia, iniciativa desenvolvida pelo Pacto pela Democracia, coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil brasileira, em parceria com o Meedan e que busca mapear as notícias e informações falsas durante essas eleições.
Por meio de um chatbot na plataforma de mensageria os cidadãos podem enviar os conteúdos que identificaram circulando sobre o processo eleitoral brasileiro. As denúncias são feitas pelo número de Whatsapp +55 71 40404119. Serão aceitos diferentes tipos de mídia, como texto, vídeos, links e fotos.
Em atividade desde setembro, o projeto utiliza Inteligência Artificial para organizar os dados coletados e auxiliar nas análises das narrativas falsas que circulam pelo ambiente online do país. Uma vez identificadas as campanhas desinformativas, a coalizão busca desenvolver ações e estratégias para a defesa da democracia brasileira, visando principalmente as eleições de 2026.
“Mapear, classificar e analisar os processos de desinformação que estão circulando nas eleições municipais de 2024 permitirá à sociedade civil criar contranarrativas e também estratégias eficazes para atuar pela defesa da integridade das eleições e pela defesa das instituições democráticas em futuros processos eleitorais – principalmente nas eleições presidenciais de 2026”, afirma Flavia Pellegrino, coordenadora executiva do Pacto pela Democracia.O Pacto pela Democracia e o Confia são parceiros do Observatório IA nas Eleições, que está mapeando e registrando casos de usos da tecnologia durante essa campanha eleitoral. Mais de 20 casos já foram mapeados pelo observatório desde agosto.