Início 9 destaques 9 Conheça o espaço do Senado Federal contra desinformação

Últimas notícias

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

jul 6, 2022 | destaques, notícias

Conheça o espaço do Senado Federal contra desinformação

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
COMPARTILHAR:

A checagem de fatos é uma das saídas contra a desinformação e é a partir desta prática que o Senado Federal busca enfrentar informações enganosas em relação à casa legislativa e suas propostas. Desde 2019, a instituição mantém a seção “Senado Verifica: Fato ou Fake?” e inaugurou neste mês a nova página Eleições 2022

A nova página explica o que. é desinformação, oferece informações sobre o protocolo de intenções assinado entre o Senado e o TSE e orienta como denunciar mensagens suspeitas sobre a Justiça Eleitoral. O protocolo é mais uma das parcerias que o TSE realizou no âmbito do Programa de Enfrentamento à Desinformação e traz compromissos com o intuito de conscientizar sobre a ilegalidade da desinformação, além de incentivar denúncias sobre a criação de redes de desinformação.

Para isso, o Senado investe na produção de conteúdo sobre a temática da desinformação, além de manter a iniciativa “Senado Verifica – Fato ou Fake?”. Nesse projeto, a Secretaria de Comunicação Social da casa legislativa checa a veracidade de informações sobre o Senado que sejam “consideradas falsas, incorretas ou que tenham a finalidade de gerar engano ou ânimo contrário à instituição”.

As informações verificadas são selecionadas pelos jornalistas da instituição a partir do acompanhamento de notícias ou por sugestões enviadas pelos cidadãos por meio de ligações, preenchimento de formulário ou envio de e-mail (veja abaixo os contatos para enviar sugestão de verificação). As informações checadas, no entanto, dizem respeito apenas às proposições legislativas, administração do Senado e a atividades legislativas dos Senadores no desempenho das funções regimentais.

Ou seja, não são checadas as seguintes informações: atos praticados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato; articulações políticas; atividades partidárias mesmo que realizadas no recinto do Congresso Nacional; ações e opiniões pessoais sobre fatos e declarações que extrapolam as atividades legislativas e/ou as funções regimentais do parlamentar; conceitos amplos; juízo de valor e tendências.

As informações verificadas são categorizadas em “fato”, “fake” e “impreciso”, veja aqui algumas das checagens já realizadas pela equipe do Senado. Além disso, a página também contém informações para identificar a desinformação, como verificar o autor e ficar atento ao sensacionalismo das informações.

 

Como enviar sugestões de checagem para a equipe do Senado:

Telefone: 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular)

Formulário de mensagem – https://www12.senado.leg.br/institucional/ouvidoria/form-fake-news 

Email: [email protected]

 

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x