O assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral no WhatsApp já possui mais de 530 mil pessoas inscritas para receberem informações oficiais e confiáveis sobre as eleições de 2022. E agora o “Tira-dúvidas” da Justiça Eleitoral, além de enviar conteúdos, também permite que o eleitor possa checar se algo é verdadeiro ou não a partir do que já foi verificado pelas agências de fact-checking parceiras do TSE.
Para utilizar o serviço, o eleitor deve entrar em contato com a conta oficial do TSE no WhatsApp (veja o passo a passo abaixo) e consultar se determinado conteúdo é falso digitando os termos na própria conversa. Além disso, também há a possibilidade de o usuário enviar o link da publicação para essa checagem. A inteligência artificial do chatbot automaticamente vai consultar informações sobre o processo eleitoral que já foram verificadas pelas agências parceiras: Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova, Estadão Verifica.
Se o conteúdo buscado pelo eleitor ainda não tiver sido verificado por nenhuma das agências, ela será encaminhada para os checadores de fatos para que seja averiguada a sua veracidade. O Tribunal destaca que, em breve, o eleitor também vai poder se cadastrar para ser notificado quando essa informação estiver disponível.
”Essa é mais uma novidade que implementamos para permitir que qualquer pessoa tenha condição de pesquisar de forma rápida e fácil se a informação que recebeu é verdade ou não. Antes de compartilhar, mande para o Bot do TSE e verifique. Enfrentar a desinformação é tarefa de todo mundo.”, ressalta Giselly Siqueira, secretária de comunicação e multimídia do TSE.
O chatbot faz parte dos acordos firmados entre o Tribunal e plataformas digitais para o combate à desinformação no processo eleitoral. Ele foi criado em parceria com as empresas Meedan, provedora de tecnologia sem fins lucrativos, e Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo.
“Além de fornecer informações confiáveis sobre o processo eleitoral, o Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp traz mais recursos para aproximar os eleitores dos conteúdos verificados e reforça o empenho do WhatsApp no combate à desinformação. Essa inovação põe em outro patamar a forma como as pessoas podem acessar informações verificadas no WhatsApp. Estamos felizes com mais essa contribuição para proteger a integridade do pleito brasileiro”, aponta Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil.
Como usar o serviço:
1 – Salve o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp ou clique no link https://wa.me/556196371078 para ser direcionado para o canal oficial do TSE;
2 – Envie um ‘oi’ para o número no WhatsApp;
3 – No menu “Ver tópicos”, selecione a opção “Fato ou boato?”;
4 – Selecione “Fazer uma consulta”;
5 – Envie o assunto que você quer buscar ou link relacionado;
6 – O robô vai buscar os conteúdos checados para você;
7 – Caso a busca não encontre nenhuma correspondência, o conteúdo será enviado para checadores.
* Com informações do TSE