Início 9 Destaques 9 Bolsonaro considera liberdade de expressão os ataques antidemocráticos de apoiadores

Últimas notícias

Reprodução/TV Globo

Bolsonaro considera liberdade de expressão os ataques antidemocráticos de apoiadores

Reprodução/TV Globo
COMPARTILHAR:

“Primeiro, você não está falando a verdade quando fala “xingar ministros”. Não existe. Isso não existe, é um fake news da sua parte.”, afirmou o candidato Jair Bolsonaro em resposta à primeira pergunta da sabatina conduzida pelos apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos, nesta segunda-feira (22). Bonner o questionou sobre sua postura em relação ao ministro Alexandre de Moraes. Após acusar o apresentador, Bolsonaro confirmou que ofendeu o ministro de “canalha”. Mas Moraes não foi o único, como checou a agência Lupa.

O candidato também foi questionado sobre a desconfiança que vem plantando em relação ao sistema eletrônico de votação e ao processo eleitoral como um todo. Bolsonaro, no entanto, diz que busca a transparência e que está tentando evitar “que dúvidas pairem nas eleições” e que “é como colocar uma tranca na casa para aumentar a segurança”. Ao ser indagado também sobre se vai aceitar os resultados das eleições, o candidato impôs condições para que aceite a derrota:

“Seja qual for, eleições limpas, devem e têm que ser respeitadas. Limpas e transparentes têm que ser respeitadas”, colocou Bolsonaro. “Serão respeitadas as das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, continuou.

Ainda sobre o tema da democracia, a entrevista também abordou a postura dos apoiadores do presidente que defendem atitudes antidemocráticas, como o fechamento do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e a intervenção militar. Em relação ao tema, Bolsonaro respondeu que considera “como liberdade de expressão”. Os apresentadores também o indagaram em relação a temas como educação, pandemia e meio ambiente. Agências como Lupa, Aos Fatos e Fato ou Fake confrontaram as informações prestadas pelo candidato.

Nas redes, o analista de dados Pedro Barciela detalhou a repercussão da entrevista entre diferentes grupos, os bolsonaristas, os antibolsonaristas e novos usuários que se engajaram a partir da sabatina:

A Quaest Pesquisa e Consultoria também acompanhou as reações dos usuários com as falas do candidato:

O *desinformante está acompanhando as eleições 2022 para levar para você tudo sobre desinformação no contexto eleitoral, além de destacar o que os candidatos defendem sobre temas como democracia, liberdade de expressão e regulação da tecnologia. Ao longo da semana acompanharemos as outras sabatinas.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x