Início 9 Destaques 9 Após derrota, Bolsonaro põe em dúvida o sistema eleitoral

Últimas notícias

reprodução internet

Após derrota, Bolsonaro põe em dúvida o sistema eleitoral

reprodução internet
COMPARTILHAR:

O presidente Jair Bolsonaro, em seu primeiro pronunciamento após a derrota nas urnas, cumprimentou os eleitores que nele votaram e legitimou as manifestações nas estradas brasileiras, apesar de condenar o cerceamento do direito de ir e vir, o que seria um “método da esquerda”

Não fez, porém, o tradicional gesto democrático de reconhecer os resultados e parabenizar o vencedor do pleito.
Em pouco mais de dois minutos de pronunciamento no Palácio da Alvorada, o presidente da República agradeceu aos seus eleitores, afirmando que “a direita surgiu de verdade no nosso país” e insistiu no discurso de divisão do país, ao dizer que “é uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela da nossa bandeira” alimentando narrativas desinformativas que recrudesceram a violência política nos últimos anos.


Sobre as manifestações de bloqueio de estradas que se espalharam pelo país, Jair Bolsonaro criticou seu método, que restringe o direito de ir e vir dos cidadãos, mas se pronunciou considerando-as “fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”. Novamente, o Presidente da República age por manter a suspeita sobre a integridade do processo eleitoral brasileiro e seu resultado, já validado pelos chefes dos Poderes Legislativo, Judiciário e também por mais de 90 países estrangeiros, incluindo os Estados Unidos, China e a maior parte da Europa.


Coube ao atual ministro da Casa-Civil, Ciro Nogueira, assumir o microfone ao final da fala do presidente da República para anunciar que foi autorizado por ele a tratar do processo de transição, assim que for acionado pela legislação que rege o processo, criada em 2002.“O presidente me autorizou, quando for provocado, com base na lei, a iniciar o processo de transição. A presidente do PT, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin”, afirmou o ministro Ciro Nogueira aos jornalistas, após o pronunciamento de Bolsonaro.

Em nota, o STF reconheceu a importância de o presidente criticar os bloqueios e determinar o início da transição. “O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, diz o comunicado.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x