Aos gritos de Olê Olê Olá! Lulá Lulá!, vindo dos parlamentares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje, 1 de janeiro, seu primeiro discurso como presidente da República, pela terceira vez, empossado pelo Congresso Nacional. ” A democracia foi a grande vitoriosa nestas eleições. Contra uma abjeta campanha de mentiras e de ódio tramada para manipular e constranger o eleitorado brasileiro”, afirmou.
“Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”.
O presidente Lula destacou ainda a atitude corajosa do poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral, que, segundo ele, “fez prevalecer a verdade das urnas sobre a violência de seus detratores”.
Lula fez também críticas à gestão anterior, afirmando que o diagnóstico das equipes de transição “é catastrófico”. “Esvaziaram os recursos da Saúde. Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública. É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos”.
O presidente garantiu que a transparência voltará ao poder público, através da Lei de Acesso à Informação e Portal da Transparência. Mencionou ainda a defesa da plena liberdade de expressão, ciente de que é preciso criar instâncias para acesso à informação confiável e de responsabilização dos meios pelos quais o ódio e mentira são inoculados. “Este é um desafio civilizatório, da mesma forma que a superação das guerras, da crise climática, da fome e da desigualdade no planeta”.
“Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre!”, disse o presidente, seguido de aplausos.