A Aurora, ferramenta de inteligência artificial generativa do X para imagens, foi disponibilizada para público nesta última semana, assim como o Grok – ferramenta de texto gerado por IA que antes era acessível para para assinantes da plataforma. E, assim como o Grok, a Aurora parece ter poucas restrições de uso, diferente de seus concorrentes.
De acordo com o TechCrunch, a ferramenta permite gerar, sem objeções, imagens de figuras públicas e protegidas por direitos autorais, como o Mickey Mouse. A Folha de S. Paulo também testou a IA do X, que cria imagens realistas com celebridades e pessoas públicas. De acordo com o jornal brasileiro, a Aurora se recusa a criar imagens de violência explícita, mas não se opõe à criação de conteúdos em que políticos seguram cartazes em que confessam crimes ou traficando drogas, por exemplo.
O Núcleo Jornalismo também coletou imagens geradas mostrando como memes de direita tiveram um “salto de qualidade” pela possibilidade de criação de imagens ultrarrealistas com pessoas reais.
Com informações do TechCrunch, Folha de S. Paulo e Núcleo Jornalismo.