Silenciosamente o X (ex-Twitter) mudou a sua política de privacidade incluindo a autorização para que as publicações feitas na plataforma sejam utilizadas pela empresa para o treinamento da Grok, a sua inteligência artificial generativa. A ação foi notada pelos usuários na sexta-feira (26).
A plataforma colocou como padrão o aceite de todos os usuários para permitir que os posts no X, as interações com os usuários e com o próprio chatbot podem ser usados para “treinamento e ajuste fino”.
“Para melhorar continuamente a sua experiência, podemos utilizar seus posts no X e também suas interações com usuários, informações e resultados com o Grok para fins de treinamento e ajuste fino. Isso também significa que suas interações, perguntas e respostas também podem ser compartilhadas com nosso prestador de serviços de xAI para esse fim”, diz a política incluída sem o consentimento expresso dos usuários.
A mudança é muito similar a que a Meta realizou em junho deste ano, que também buscava utilizar dados de fotos e legendas para o treinamento da sua IA. No entanto, a big tech foi proibida pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados de usar os dados para esse fim, compreendendo que o uso de hipótese legal inadequada para o tratamento de dados pessoais, a falta de divulgação de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a alteração da política de privacidade e sobre o tratamento realizado e limitações excessivas ao exercício dos direitos dos titulares. De acordo com o Aos Fatos, a ANPD instaurou fiscalização para apurar se o X descumpriu a LGPD.
Assim como no caso da Meta, o X também inclui a possibilidade de se opor ao compartilhamento dos dados para esse fim. Para realizar essa ação basta seguir esses passos:
- Acesse “Configurações e privacidade” em “Mais” no menu esquerdo da plataforma;
- Clique em “Privacidade e Segurança”;
- Em seguida selecione “Grok” na seção “Compartilhamento e personalização de dados”;
- Tire a seleção no botão azul