O Twitter anunciou em seu blog uma parceria com as agências internacionais de notícias Associated Press (AP) e Reuters para fortalecer ferramentas de combate à desinformação. A plataforma esclareceu que a parceria dará maior escala e velocidade à identificação de posts controversos, sensíveis ou com informações potencialmente enganosas.
Atualmente o Twitter já realiza um acompanhamento das publicações que repercutem muito, informou a empresa, oferecendo alguns contextos como em Trending Topics, Explore e Busca, onde no topo dos resultados estão “informações confiáveis que desmascaram desinformação”.
A empresa espera poder garantir mais informações confiáveis em tempo real, na medida em que as conversas “crescem” na plataforma, com o apoio das reportagens das agências. E também “antecipar e identificar proativamente conversas emergentes” sobre tópicos que atraem muito interesse, incluindo aqueles que podem gerar informações enganosas.
Na fase inicial do programa, a AP e a Reuters se concentrarão no conteúdo em inglês.
“Estamos particularmente entusiasmados em aproveitar a escala e a velocidade da AP para adicionar contexto às conversas online, que podem se beneficiar do fácil acesso aos fatos.”, disse, no blog do Twitter, Tom Januszewski, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Globais da AP.