Local da eleição: Vários | Plataforma: Instagram, WhatsApp e outras | Mídia: Áudio e imagem
Quase 40 candidatos a prefeito e vereador em diversos municípios do país usam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para criar conteúdos de campanha, sem avisar os eleitores. O levantamento foi feito pela agência de checagem Aos Fatos, que identificou pelo menos 85 candidatos que declararam gastos com três empresas que fornecem conteúdos gerados por IA. Desses, ao menos 38 publicaram conteúdos sintéticos sem avisar ao eleitor sobre o uso da tecnologia. Entre os conteúdos, segundo o levantamento, estão jingles, figurinhas de WhatsApp, vídeos e imagens alteradas sinteticamente. Os gastos, ainda segundo a checagem, somam mais de R$ 20 mil. A ausência de rótulo sobre o uso da IA fere diretamente determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regulamentou o uso da tecnologia durante a campanha. A reportagem ainda identificou que a principal empresa contratada para serviços de inteligência artificial é a Video AI Inteligência Artificial Ltda., que oferece pacotes diretamente voltados para candidatos que podem incluir a produção de artes para materiais gráficos, redes sociais e figurinhas de WhatsApp. Ao todo, a empresa recebeu até agora mais de R$ 15 mil, pagos por 52 candidatos. Desses, ao menos 26 publicaram posts ou vídeos com indícios de uso de IA em seus perfis e nenhum deles sinalizou que o conteúdo foi produzido com IA.
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