Um levantamento feito pela agência Aos Fatos apontou que 198 anúncios pagos por 83 candidatos nas plataformas da Meta, desde o início de agosto, continham o aviso de conteúdo produzido com Inteligência Artificial. A maioria das sinalizações afirma que usou a IA para produção de músicas para a campanha, como jingles e melodias para vídeos. O segundo principal uso da tecnologia foi para locução de vozes em vídeos, seguido pelo uso de IA para edição de vídeo ou imagens. Os avisos encontrados pelo levantamento, no entanto, em sua maioria não cumprem as regras do TSE. A resolução estabelece que o aviso seja feito no início das peças de comunicação por vídeo ou áudio, ou por um rótulo (marca d’água) e na audiodescrição em caso de imagens estáticas. Mais da metade das publicações analisadas só sinalizou que o conteúdo era sintético na legenda da publicação. Apenas 35 informaram o uso da tecnologia por áudio e 14 por texto dentro da publicação, mas sem seguir qualquer padrão — cada aviso foi feito de um jeito. Todos os conteúdos também devem informar a ferramenta que foi utilizada — norma que foi seguida em menos de 10% dos anúncios.
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