Como diferentes realidades e contextos, desde os grandes centros urbanos até as comunidades tradicionais, definem a nossa experiência com a informação nos meios digitais? Dando continuidade à primeira edição realizada em 2023, o governo federal, através da Secom e do Ministério da Educação, promove a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, de 29 de outubro a 1 de novembro. A ideia é celebrar as diversidades nas iniciativas de educação midiática no país.
Integridade da informação, jornalismo, mudanças climáticas e direitos no ambiente digital estão na pauta esse ano. A proposta é promover a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de todo o país, fortalecendo uma educação midiática que respeite e valorize as vozes de todas as regiões.
As mesas de debate e palestras serão transmitidas gratuitamente pelo Youtube do Ministério da Educação e da Secom. Entre os temas, interseções da educação midiática com mudanças climáticas, jornalismo e cidadania digital; comunicação pública, cenário da educação midiática na América Latina, experiências do Reino Unido, França e Dinamarca, entre outros.
O evento também disponibiliza materiais didáticos gratuitos para educadores e interessados em geral, nas temáticas: jornalismo nas escolas, direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital, meio ambiente e mudanças do clima, combate ao discurso de ódio e cyber-resiliência.