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jan 9, 2024 | destaques, notícias

Posts sobre comportamentos autodestrutivos serão ocultados de adolescentes, diz Meta

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A Meta anunciou, nesta terça-feira (9), a implementação de novos recursos no Instagram e Facebook para a proteção dos adolescentes menores de 18 anos. A empresa não informou quantos usuários nesta faixa etária poderão ser beneficiados. De acordo com a empresa, alguns tipos de conteúdos, como automutilação e suicídio, ficarão ocultos para esses jovens e o controle sobre o que aparece no campo de pesquisa será mais rigoroso. Além disso, as duas redes vão incentivar a atualização das configurações de privacidade, de modo que os dados dos adolescentes fiquem menos expostos.

O acesso ao conteúdo sensível ficará indisponível mesmo que esteja em um contexto de debate sobre o tema ou seja o compartilhamento da luta contra esses pensamentos, ainda que seja algo compartilhado por alguém que eles sigam. 

As postagens também não aparecerão no campo de busca, assim como publicações sobre transtornos alimentares. Quando o usuário faz buscas com os termos ‘suicídio’, ‘bulimia’ e ‘anorexia’, a empresa está direcionando para uma página que diz ‘há ajuda disponível’. Nela, o usuário pode optar entre ligar para uma linha de apoio – no Brasil estão disponíveis os contatos do Centro de Valorização à Vida e a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares -, falar com um amigo – através do direct do Instagram – ou ver dicas profissionais.

A empresa anunciou que começou também o envio de notificações aos adolescentes, incentivando-os a atualizar suas configurações para um uso mais privado. Caso aceitem, os jovens terão restrições sobre quem poderá repostar o seu conteúdo, marcá-lo ou mencioná-lo nas redes sociais. Com isso, só os seguidores poderão enviar mensagens.

O Instagram e o Facebook só permitem, no Brasil, que maiores de 13 anos criem contas nas plataformas. Nas suas políticas, o Instagram pede confirmação de idade por meio da data de nascimento, identificação com foto ou envio de uma selfie em vídeo. Ainda assim, a pesquisa Tic Kids Online 2022 mostra que 13% das crianças de 9 a 10 anos e 21% das que têm entre 11 e 12 anos usam o Instagram.

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