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abr 28, 2023 | destaques, notícias

O que as plataformas fazem pela educação midiática?

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Buscamos iniciativas realizadas pelas plataformas digitais para promover a educação midiática. Entramos em contato com o grupo Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google, Youtube, TiKTok, Kwai, Telegram e Twitter.  Perguntamos se poderiam apresentar um resumo das iniciativas de educação midiática e combate à desinformação que contam com o apoio de cada uma delas e também se poderiam informar o montante investido nesse setor. Apenas o Telegram não respondeu. 

O Twitter nos respondeu com um emoji de cocô, atitude que se tornou padrão para os profissionais de imprensa desde que Elon Musk assumiu a direção da empresa.

A seguir algumas iniciativas de cada plataforma. Nenhuma informou os valores investidos para promoção da educação midiática.

Meta

A plataforma apoia iniciativas como o Cidadão Digital, que é da Safernet Brasil, que já realizou atividades sobre temas de cidadania digital com mais de 177 mil adolescentes e 70 mil educadores da rede pública e de projetos sociais. As ações acontecem em todo o país e são mediadas por jovens que concluem um curso de formação oferecido pela Safernet. O projeto também disponibiliza materiais sobre o tema em seu site. 

A Meta informou também que trabalhou em algumas parcerias sobre o tema especialmente para as eleições de 2022. O Instituto Palavra Aberta, por exemplo, lançou a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar” com o apoio da plataforma. Por meio de pílulas de vídeo e outros materiais, a iniciativa buscou envolver jovens no processo eleitoral e no debate sobre cidadania e democracia.

Já o projeto Papo Reto no Zap levou informação verificada sobre as eleições para as periferias da Grande São Paulo, utilizando o WhatsApp para receber sugestões e distribuir conteúdos. A iniciativa foi uma parceria entre a Agência Mural e a Lupa, com o apoio do WhatsApp. O projeto resultou em dois manuais públicos com os aprendizados que tiveram ao longo do programa. O primeiro, intitulado Manual de Boas Práticas, traz dicas para a gestão de grupos no WhatsApp. O segundo é o FactCheck Book, uma cartilha com exemplos de formatos testados para distribuir verificações pelo WhatsApp.

Além disso, a assessoria da empresa informou que busca fomentar a discussão coletiva acerca do bem-estar digital e da qualidade do tempo que passamos online e do conteúdo que consumimos, também tivemos a iniciativa A Internet Que a Gente Faz, um projeto da Contente (@contente.vc), plataforma de conteúdo e mídia para uma vida digital mais consciente, do Instituto Vita Alere (@vitaalere), de Prevenção e Posvenção do Suicídio, e da Safernet (@safernetbr), associação civil com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil, em parceria com o Facebook e o Instagram, da Meta.

Youtube (Google)

Entre as iniciativas recentes apoiadas no Brasil, destacam-se o lançamento do guia “Como falar sobre ataques violentos nas escolas – DOs e DON’Ts para criadores de conteúdo”, em parceria com a SaferNet; a realização do evento YouTube Conexões – um debate sobre a educação digital, com a UNESCO; a campanha de alfabetização midiática “Aperte o Pause” que apresenta recursos e dicas para que os usuários possam exercitar o olhar para detectar desinformação, feita em parceria com NAMLE.

Também patrocinaram o projeto Jogo Limpo, realizado com o International Center For Journalists (ICFJ) com foco em combate à desinformação – patrocínio renovado para a segunda edição da iniciativa, segundo a assessoria da empresa.

A assessoria da plataforma destacou o apoio ao curso Jornalismo contra-hegemônico, criado e apresentado pela filósofa, pesquisadora e escritora Djamila Ribeiro; o patrocínio ao Festival Piauí de Jornalismo de 2022, a parceria com a jornalista Patrícia Campos Mello, a Folha de S. Paulo e o ITS Rio no podcast “Eleições na Internet”; a segunda temporada do podcast Paredes São de Vidro, do portal JOTA, que aborda os bastidores da Justiça brasileira e o projeto Nosso Papo Reto, iniciativa realizada durante as eleições de 2022 para fomentar o diálogo entre pessoas que votam diferente, idealizado também pelo JOTA

No mês de maio, acontece na ESPM em São Paulo o Encontro Internacional de Educação Midiática, que também tem o patrocínio do YouTube.

TikTok

Lançou neste mês a nova fase do Fake Dói, projeto em parceria com o Instituto VERO que desenvolve ferramentas de investigação para o público jovem identificar e verificar a desinformação na internet. Enquanto a 1ª fase do projeto teve como foco técnicas de investigação jornalística, a ideia agora é oferecer um conhecimento mais amplo sobre o fenômeno da desinformação e boas práticas para redução de danos.

No ano passado, realizou uma parceria com a agência Lupa, para produzir uma série de vídeos em seu perfil no TikTok que ajudou as pessoas a refletirem sobre o processo eleitoral. O objetivo foi conscientizar e também ensinar a checar informações. Foram dois vídeos por semana e, no final de cada mês, um influenciador foi convidado para debater temas ligados à política, desinformação e eleição em uma “live” mediada pela Lupa. 

Ao longo de sete meses, de julho de 2022 a janeiro de 2023, a Lupa publicou 68 vídeos utilizando a hashtag #fujadafake, criada especificamente para o projeto, que já alcançou quase 15 milhões de visualizações.

A empresa também se aliou à Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e ao Instituto Palavra Aberta para promover treinamentos de educação midiática para criadores e jornalistas. Além desses treinamentos, os jornalistas puderam participar de uma oficina sobre boas práticas para a produção de vídeos no TikTok, estimulando conteúdo de fontes confiáveis e checáveis dentro da plataforma. Uma página especial da campanha #FakeToFora – construída em parceria com o Instituto Palavra Aberta e com apoio da Ajor – também está disponível no aplicativo para ajudar a audiência a construir uma visão mais crítica sobre o conteúdo que visualiza e compartilha.

Kwai

Durante o período eleitoral, entre as iniciativas que foram realizadas pela plataforma estão a abertura de uma urna eletrônica pela primeira vez em uma rede social na ação #DeOlhoNaUrna; a página #RolêsdasEleições que ajudou o usuário a esclarecer dúvidas sobre como tirar ou regularizar o título de eleitor; e a página especial #FatoOuBoato, que trouxe informações relacionadas às eleições para desmistificar temas como fraudes na urna eletrônica, votos em branco e nulos e acesso à documentação eleitoral.

Em agosto do ano passado, o Kwai lançou a página especial Central das Eleições, com conteúdos exclusivos sobre as eleições brasileiras em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No ar até o fim do período eleitoral, a página especial foi atualizada frequentemente ao longo dos meses acompanhando o interesse e as necessidades dos eleitores. 

O aplicativo também disponibiliza uma Central de Segurança – acessível pela web, ou pela Central de Ajuda dentro da plataforma, que auxilia o usuário a compreender as políticas do app, além de ajudar os usuários a se prevenirem e garantirem um ambiente seguro e para que tenham uma usabilidade tranquila na plataforma. 

O Kwai também mantém um perfil no app, chamado Segurança e Integridade, que traz conteúdos com dicas de como manter um ambiente mais saudável e seguro ao utilizar a plataforma. 

Além disso, o Kwai também mantém parcerias com veículos como CNN, G1, Metrópoles, entre outros, para veiculação de conteúdos informativos de qualidade.

Twitter

O espaço permanece aberto caso a empresa queira modificar seu posicionamento.

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