A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, anunciou nesta semana que realizou os primeiros testes de uma nova ferramenta de clonagem de voz que pode duplicar a fala de alguém com base em uma amostra de apenas 15 segundos de áudio. A potente funcionalidade chamada de “Voice Engine”, porém, ainda não será lançada ao público.
De acordo com uma postagem feita no blog da OpenAI, a empresa está aperfeiçoando a segurança da tecnologia para evitar usos mal intencionados. “Reconhecemos que gerar falas que se assemelham às vozes das pessoas acarreta sérios riscos, que são especialmente importantes num ano eleitoral”, afirmou a empresa.
Parcerias com atores governamentais, da mídia e da sociedade civil norte-americana também foram fechadas para o uso da funcionalidade. “Implementamos um conjunto de medidas de segurança, incluindo marca d’água para rastrear a origem de qualquer áudio gerado pelo Voice Engine, bem como monitoramento proativo de como ele está sendo utilizado”, prometeu a OpenAI.Com informações da OpenAI e do UOL.