O *desinformante vem a público noticiar que um representante do Ministério da Justiça bloqueou o acesso do veículo aos seus tuítes. O bloqueio acontece em meio à importante discussão sobre formas de combater os ataques às escolas. Entendemos que tal atitude não é condizente com o exercício pleno da democracia, especialmente após um período anterior difícil no relacionamento entre imprensa e governo federal.
Vale ressaltar que o livre acesso de cidadãos e cidadãs às informações postadas por agentes públicos é um dos pontos que está em discussão na proposta de regulamentação de plataformas digitais que está tramitando no Congresso. Acreditamos na liberdade de imprensa como instrumento essencial para fortalecer o debate público.
O *desinformante nasceu em setembro de 2021 com o propósito de ser um espaço para o debate sobre a desinformação, seus efeitos danosos na sociedade e possíveis caminhos para enfrentar o problema. Desde então, prezamos pelo diálogo com pesquisadores, representantes da sociedade civil, governos e cidadãos e cidadãs interessados no tema e preocupados com o status da nossa democracia. Continuaremos fazendo este trabalho e na esperança que o espaço democrático de atuação da imprensa seja garantido.
NOTA DA REDAÇÃO: Algumas horas após nossa nota sobre o ocorrido, a representante do Ministério da Justiça decidiu desbloquear o acesso do *desinformante aos seus tuítes. Agradecemos a medida e reafirmamos nosso compromisso de diálogo pela democracia.