Início 9 Destaques 9 Unesco: Nobel da Paz e Felipe Neto cobram responsabilização das bigtechs

Últimas notícias

Unesco/divulgação

fev 23, 2023 | Destaques, Notícias

Unesco: Nobel da Paz e Felipe Neto cobram responsabilização das bigtechs

Unesco/divulgação
COMPARTILHAR:

A conferência da Unesco “Internet Confiável: rumo à regulamentação das plataformas digitais para que a informação seja um bem público”  teve a sua sessão de abertura na quarta-feira (22). Após mensagens iniciais, como a carta do presidente Lula, a vencedora do Nobel da Paz em 2021, a jornalista Maria Ressa, fez um discurso de abertura que foi seguido de um painel de discussão composto por Ressa, por Melissa Fleming, Subsecretária-Geral para Comunicações Globais da ONU, e pelo influenciador brasileiro e fundador do Instituto Vero, Felipe Neto.

Em entrevista ao canal da Unesco, Maria Ressa destacou como as plataformas digitais recompensam a mentira e multiplicam discursos danosos. “Elas incentivam o pior da natureza humana”, afirmou a Nobel da Paz. A jornalista relembrou os ataques que sofreu nas redes sociais, mais de 500 mil, ressaltando que a maioria deles, 60%, tinha o objetivo de ferir a credibilidade dela. 

“A desinformação de gênero vai tirar as mulheres do espaço público porque ninguém quer lidar com esse tipo de ataque”, afirmou Ressa. Para ela, é preciso mudar o cenário com transparência dos dados das plataformas para que pesquisadores e jornalistas possam expor como elas funcionam. “Além disso, é preciso cessar a impunidade que ronda as big techs“.

Outra fala contundente no painel de abertura foi a de Felipe Neto. Consagrado pelo seu canal no YouTube, o influenciador brasileiro se tornou nos últimos anos uma voz expoente sobre os perigos da desinformação. “Temos que perguntar para essas empresas o que estão fazendo e como podem dormir à noite?”, perguntou de forma enfática.

O brasileiro também falou sobre a recomendação de vídeos e de conteúdos que tendem a radicalizar rapidamente os usuários. Por ter atuado ativamente nas eleições desmentindo informações falsas, Felipe Neto também compartilhou a sua experiência buscando estratégias para atingir o público que buscava materiais muitas vezes extremistas na rede. Uma das táticas mencionadas era usar informações verdadeiras de forma mais atrativa, além de usar formas para tentar ter o conteúdo recomendado para quem não o acompanhava e consumia informações falsas. 

O depoimento do influenciador também coloca luz sobre a necessidade de regulação e de se pensar soluções mais incisivas, que não se voltem apenas para a moderação do conteúdo ou outros aspectos “menores”. Para ele, é preciso olhar atentamente para a estrutura das plataformas.

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x