Início 9 destaques 9 Mozilla vai rastrear o tipo de dados que o Facebook coleta da gente

Últimas notícias

Pexels

mar 18, 2022 | destaques, notícias

Mozilla vai rastrear o tipo de dados que o Facebook coleta da gente

Pexels
COMPARTILHAR:

Pesquisadores da Mozilla anunciaram recentemente o lançamento de seu estudo “Facebook Pixel Hunt” (Caça aos Pixels do Facebook). Em uma colaboração entre jornalistas da The Markup e pesquisadores da Mozilla, este estudo busca mapear a rede de rastreamento de pixels do Facebook e entender os tipos de informações que ela coleta em sites da web. A Markup usará os dados coletados neste estudo para criar jornalismo investigativo em torno dos tipos de informações que o Facebook coleta sobre você e onde.

Como o próprio nome sugere, este estudo está focado em uma tecnologia de rastreamento conhecida como “pixel do Facebook”. Provavelmente, você já visitou um site que a usa; essas pequenas peças de código estão literalmente fincadas em milhões de sites em toda a web, de lojas on-line a agências de notícias. Em troca da integração de um pixel gratuito em seu site, esses sites podem rastrear seus próprios visitantes e anúncios de microtarget com o mesmo tipo de precisão que você esperaria de uma empresa faminta de dados como o Facebook.

Em troca de ofertar a esses sites o poder de rastrear cada visualização de página, compra, consulta de pesquisa e muito mais, o Facebook  exige que esses dados também sejam compartilhados com ele. Nos casos em que o visitante do site tem uma conta em alguma plataforma do Facebook, esses dados fora do site são agrupados em qualquer conteúdo que o Facebook já tenha sobre essa pessoa. Se eles não tiverem uma conta no Facebook, a empresa coletará esses dados de qualquer maneira e os usará para criar um “perfil sombra” dessa pessoa em particular.

Esses são os tipos de práticas que a equipe da Mozilla quer pesquisar neste estudo – e você pode ajudá-los a fazer isso se for um usuário do Firefox. Basta instalar extensão gratuita Mozilla Rally, que coletará dados enviados pelos pixels do Facebook enquanto você navega pela web. Além desses dados, a extensão também acompanha o tempo gasto em diferentes páginas da web e as URLs que o navegador visita.

A Mozilla foi rápida em notar em seu anúncio que os únicos dados exportados da extensão serão desidentificados e não compartilhados com terceiros além dos repórteres do Markup.

#conteúdo produzido pelo pesquisador Ricardo Ruiz

COMPARTILHAR:
0
Would love your thoughts, please comment.x